BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de mar. de 2011

“ELES O CONDENARÃO À MORTE” – Nancy


23 de Março: 4ª feira

 

Evangelho - Mt 20,17-28

 


 

O evangelho de Mateus deste dia narra Jesus Cristo em diálogo com os seus doze discípulos, alertando-os para o desfecho final de sua caminhada terrena – a cruz! Caminhada final apenas como morte física, pregado na cruz. Porém, início de vida nova na ressurreição, na vitória, na vida eterna.

 

Lembremos que Jesus Cristo foi enviado ao mundo para dar cumprimento à Lei, e cumpri-la com determinação e justiça: todos – indistintamente – são chamados para a o banquete da salvação! Todos são convidados a usufruir da abundância do Reino, ninguém deveria se eximir de tal beneplácito!

 

No entanto, alguns discípulos de Jesus, já naquele tempo, ainda não conseguiam compreender verdadeiramente a missão de Jesus Cristo aqui Terra, e não concordavam com aquilo que ele falava: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo."

 

Como poderia o Messias: mestre, Rei dos Judeus, com autoridade, sabedoria e poder, ser torturado, morto, crucificado? "Muito pelo contrário, pensavam, sendo aclamado o Rei dos Judeus deveria ser coroado, glorificado, exaltado como se fazia com um verdadeiro rei, assim como uma autoridade imperial..." Não compreendiam que Jesus tinha a humanidade e a divindade como dons de Deus!

 

Alguns discípulos de Jesus tinham preocupações muito semelhantes as existentes no mundo de hoje entre muitos cristãos e praticantes: estar entre os primeiros, exercer cargos de destaque, ser reconhecido publicamente, ser amigo de pessoas importantes... E é exatamente num destes moldes que o evangelista Mateus narra nos versículos 20 e 21 este cenário:

 

A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda."

 

Podemos aqui comprovar a ambição do homem pelas posições sociais ou de destaque. Ou podemos até supor ser esta uma demonstração acurada e típica de mães que se preocupam com os seus filhos, querendo o bem estar e a proteção dos mesmos, mantendo-os ao lado do Mestre Jesus! Quem afinal não gostaria de ter o mérito de sentar-se ao seu lado, ser escolhido por Ele?

 

Porém Jesus, pleno em sabedoria, respondera que aquela decisão cabia apenas ao Pai, que o enviara ao mundo com a missão de salvar toda a humanidade, remindo-a dos pecados. Veja-se a ênfase á salvação de todos e não apenas dos escolhidos por ELE.

 

Pois bem, irmãos e irmãs em Cristo: muitas vezes também nós nos assemelhamos aos discípulos de Jesus, preocupados com status social, privilégios, ocupar os melhores lugares... E nos esquecemos que somente Deus Pai Todo Poderoso reserva a cada um aquilo que lhe é merecido. Aliás, desde que nascemos nossos fios de cabelo já estão contados e Deus já nos atribuiu uma missão. Cabe a cada um de nós, como cristãos, convertidos ao serviço no Reino de Deus, obedecer e dizer SIM aos desígnios do Pai.

 

Por isso oremos a Deus Pai, pedindo que venha em nosso auxílio neste período quaresmal, e transforme-nos em servidor dos nossos semelhantes, cumprindo a vontade de seu Filho Jesus Cristo – Salvador e Redentor de nossas vidas. Amém!

 

Abraços fraternais em clima de caminhada quaresmal.

 

Nancy - professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário