BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de mar. de 2011

O publicano e o fariseu - Claudinei

"Pratico minha oração?" – Claudinei Oliveira

 

Sábado,  02 de Abril de 2011.

 

Evangelho de Mc 12,28b-34

 

 

No Evangelho de hoje  Jesus outra vez nos surpreende com belas parábolas. Na verdade era a melhor maneira de fazer o povo entender  o ensinamento de Deus através de narrativas simples e fáceis. Não tinha como o interlocutor não entender o que Jesus estava tentando explicar. O objetivo das parábolas era nortear os rumos para novas ações concretas de cristãos para não cometer erros que pudessem distanciar de Deus. Acontece que hoje, a parábola do cobrador de imposto e do fariseu que foram ao templo rezar, passa uma mensagem muita forte para aqueles que dizem ser um cristão autêntico, mas deixa escapar a arrogância pessoal, ou seja, se eleva de mais e não possui a hombridade para permanecer na mesma altura dos outros cristãos.

 

Isto aconteceu com o fariseu na sua oração rezando lá no seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este  cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'. Que bela oração! Isto é muita piedade!  Não tem como dizer que um cristão desse não vai para junto do Pai após sua morte. Este parece ser um cristão preocupado com os compromissos da igreja, até o dízimo paga. É cuidadoso, não cai na promiscuidade e nem furta ou rouba algo alheio. Agora, muito levemente cita seu amigo, o cobrador de imposto: olha Deus, não sou como este ai, que vive cobrando as dívidas e retirando o ganha pão dos filhos dos homens pobres. Entretanto, o cobrador de impostos já distante um pouco do fariseu fazia sua oração envergonhado de Deus, nem olhava para o alto: `Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!'. Batendo fortemente no peito este sim humilhava diante de Deus suas atitudes de pecador. Sabia que tinha que pedi perdão para sair daquela situação constrangedora. Não engrandeceu perante Deus, mas conteve a humildade para enxergar seus erros e pedir piedade.

 

Que ensinamento poderia tirar desta parábola! Jesus  deu uma dica sábia: 'quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.' Não adiante falar que reza todos os dias, vai à igreja e faz seu oferenda, paga o dízimo corretamente, não pode ver uma parta de igreja  aberta que vai colocar o joelho ao chão e reza um rosário completo, ou vai de madrugadinha á igreja para rezar as mil ave-marias; se seu coração é amargurado com os irmãos! Se alguém clamar por uma ajuda tão necessária, mas dá as costas; não comove com a situação do outro porque não faz parte do rol de amizade, ou porque nem pertence a igreja; é egoísta, egocêntrica, mesquinha e avarenta. Diga você mesmo: como ser justificado para Deus se agiu assim, levianamente com o  irmão? Se quisermos pertencer a Deus, devemos repensar muitas coisas em nossas atitudes. Ficar atentos as parábolas da vida e aprender com as mesmas.

Portanto, Jesus é o verdadeiro caminho. Seus ensinamentos são simples. Não tem nada de complexo. Ele fala para o povo. Não importa a classe social ou o grau de instrução acadêmica. Trata todos iguais. Jesus não  precisou fazer valer o poder de seu Pai. Ele usou a sinceridade para deixar os aflitos consolados. Seguimos seu exemplo e teremos a recompensa. Amém.

Abraços,

Claudinei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário