BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de mar. de 2011

Deus é o único Senhor -Missionários Claretianos


Sexta-feira, 1 de abril de 2011

 

3ª Semana da Quaresma

 

Santos do Dia: Catarina Tomás (agostiniana, virgem), Celso (arcebispo de Armagh), Dodolino de Viena (bispo), Gilberto de Caithness (bispo), Hugo de Bonnevaux (abade), Hugo de Grenoble (monge, bispo), Leucono de Troyes (bispo), Macário de Afúsia (abade), Melito de Sardes (bispo), Quintiano e Irineu (mártires da Armênia), Teodorico (príncipe de Glamorgan, eremita), Teodora de Roma (mártir), Valério de Leucone (abade), Venâncio de Spalato (bispo, mártir), Vítor e Estêvão (mártir do Egito).

 

Primeira leitura: Oséias 14, 2-10.
Não chamemos mais "deuses nossos" a produtos de nossas mãos.
Salmo responsorial: 80, 6b-15.
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
Evangelho: Marcos 12, 28b-34.
O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.

 

Em um mundo em que os deuses falsos atrapalham tanto o coração do homem, recebemos hoje a ordem de Jesus: "Ama a Deus sobre todas as coisas, com todo teu coração". Em um mundo em que os ódios, divisões, guerras, opressão, injustiças, enturvam tanto os corações dos homens e suas relações mutuas, Jesus nos recorda: "Ama a teu próximo como a si mesmo".

Amar do fundo do coração, esse é o caminho. Com todo o coração devemos orientar cada cristão, cada comunidade, para Deus, como a única direção da vida. A originalidade da resposta de Jesus ao fariseu não está em anunciar os mandamentos, mas na equiparação de um e do outro na centralidade que lhe assegura o segundo: o resto da Lei são somente corolários desta orientação fundamental da vida.

Todos os cristãos são chamados a esta dupla fidelidade: a Deus e ao ser humano. Acaso não é esta dupla fidelidade o olhar central de nossa vocação cristã? Que lhe parece, você está centrado ou não? O que fazer?

 

Missionários Claretianos

Um comentário:

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas, com todo teu coração e ao próximo como a ti mesmo.
    Esse é um chamado que venho sentindo dentro de mim, cada dia mais.
    Apesar de tanta violência, tanta maldade, podemos observar que o mundo procura o bem estar social. Há tantos projetos educacionais voltados para afastar os alunos da indisciplina, da violência, tantos grupos de voluntários, tantas leis morais, mas a violência e a maldade continuam. Muitos projetos fracassam em seus ideais de paz.

    O que podemos observar é que apesar de pregarem coisas boas, não buscam colocar Deus em primeiro lugar, e talvez esse seja o motivo de tantos fracassos, pois a violência e maldade só aumentam a cada dia. Ao lado de tantas verbas voltadas para o social há tanta corrupção...
    Falta, e muito, o temor a Deus. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Creio que nada vale se Deus não estiver na frente, principalmente dentro das comunidades cristãs. Quantos grupos deixam o orgulho, a vaidade, inveja, rivalidade falar mais alto, ocupando o lugar de Deus. Acabam sendo cristãos sem Cristo.

    Cultivar o amor a Deus acima de tudo é fundamental. Mas não posso amar quem eu não conheço. E para conhecê-Lo é preciso mergulhar na Palavra de Deus que é Viva e eficaz.

    Como é bom conhecer a História de Amor de Deus para conosco!

    É por isso que não me canso de suplicar:
    “Esteja sobre nós o Teu amor Senhor, como está em Ti a nossa esperança.”

    ResponderExcluir