BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de mar. de 2011

Servir a Jesus e aos irmãos com humildade - Maria Elian


Dia 03.3.10 - quarta-feira

Evangelho (Mateus 20, 17-28)


Jesus, mais uma vez, menciona seu sofrimento, morte e ressurreição aos seus discípulos. Eles não compreenderam Jesus, pesando que Jesus ia a Jerusalém para tomar o poder, o que seria a glória. Os discípulos pensavam no poder aqui da terra, em dominar as nações, assumir o poder sobre todos. Desejando que seus filhos tomassem lugar de honra no reino, a mãe de Tiago e João, pede: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro a tua esquerda". Jesus sabia qual era a intenção deles, porém queria ouvir o que tinham a lhe dizer, e os adverte dizendo que eles não sabiam o que estavam pedindo e perguntou: "Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?", e eles responderam: "Podemos". Os outros discípulos também ficaram furiosos, eles também queriam ser poderosos. Mesmo depois de tantos ensinamentos sobre a humildade, esses discípulos se mostraram egoístas, com o desejo de poder e de ser servido, diferente da postura de Cristo que sempre declarou que veio para servir e não para ser servido.

Em momento algum, quando Jesus chamou os seus discípulos disse que segui-lo seria fácil, que teriam honrarias, glorias e que dominariam nações e seriam poderosos. Disse sim que sofreriam perseguições, que exigiria deles sacrifícios, mas seriam recompensados pelo Pai. Jesus não condenava seus discípulos pelo desejo de poder, de querer ter um lugar privilegiado ao lado Dele, de querer ser o primeiro, mas quem quiser ser grande no reino de Deus, deverá colocar sua vida a serviço do irmão. 

Se nos colocamos a serviço da comunidade, da Igreja, fazemos isso sabendo que estamos ali para servir, e não comunidade me servir. Não fazer isso pensando na recompensa futura, de que eu vou me dar bem no Reino do Pai. Se não sou, tenho que aprender a humildade, ser o último, ser solidário, não pensar em poder. Mesmo recebendo de Cristo a maior lição de humildade, e ainda conseguimos ser egoístas, nos colocar em primeiro lugar. Comunidade e Igreja, não é local de disputas, de domínio, estamos a serviço dos mais necessitados, viver nosso compromisso de  batizado, lutar por uma sociedade mais justa, fraterna, por um mundo onde reine a paz e amor. Mesmo que preenchamos todos os requisitos para obter um lugar de honra ao lado de Cristo, somente o "Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou."

Oração
Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.

Um abraço a todos.

Elian

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário