BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de mar. de 2011

Perdoar para ser perdoado - Nancy

21 de Março de 2011: 2ª feira

 

Evangelho - Lc 6,36-38

 

PERDOAI E SEREIS PERDOADOS

 

SER INSTRUMENTO DA PAZ – UMA GRAÇA DO SENHOR! – Nancy  

 

Muitos dos evangelhos que refletimos, neste tempo da quaresma, relatam Jesus Cristo falando aos seus discípulos, no sentido de aconselhá-los, orientá-los, ensiná-los a caminhar e carregar a sua própria cruz.

Neste período quaresmal rememoramos Jesus Cristo subindo a Jerusalém, local onde se consumaria a sua Paixão e Morte, razão primacial do Messias se esmerar na preparação dos seus discípulos para enfrentar os embates vindouros, principalmente àqueles que o seguiam e peregrinavam ao seu lado.

Jesus vai revivendo com eles, pouco a pouco, tudo aquilo que sempre pregou e acreditou; tudo aquilo que São Francisco, inspirado pelo Mestre Jesus, conseguiu colocar tão bem no papel, em letras e palavras – oração e melodia – para rezarmos e cantarmos. Vejam.

Oração de São Francisco de Assis
 
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

 

É o próprio Sermão da Montanha numa outra forma de oração. Ser misericordioso, não julgar, não condenar, dar sem cobranças, perdoar... Pois Ele mesmo dizia, complementando: "Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos."

Jesus sabia da nossa inclinação para o pecado. Somos um ser vivo diferenciado dos demais: somos razão e emoção. Humano, sujeito às fraquezas, limitações, esperto e inteligente para se utilizar de escudos para fugir aos problemas... Jesus sabia e sabe, conhecia e conhece o nosso íntimo, e tudo o que há em nosso coração.

Nada podemos esconder do Senhor, e o Salmo 139 comprova isso, em alguns fragmentos aqui destacados: "(...) Ó Deus Eterno, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço; de longe conheces os meus pensamentos(...) "

E ainda: "(...) Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso  fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se eu descer ao mundo dos mortos, lá  estás também (...)"

 

 

 

Naquele tempo! E hoje ainda continuamos os mesmos. Ainda que criados à imagem e semelhança de Deus nos distanciamos muito do verdadeiro cristão, seguidor de Jesus.

No entanto, estamos vivenciando um tempo propício: tempo da quaresma, tempo de conversão! É momento de sairmos do casulo do conforto e do comodismo, que nos fecha ao irmão. Precisamos nos entregar ao Senhor, dizendo: "Eis-me aqui, Senhor, pra fazer tua vontade e viver do teu amor!"

Roguemos à Maria Santíssima, mãe de Jesus e nossa, que nos abra à  experiência da oração, da caridade e do jejum, nesta caminhada quaresmal. Que possamos fazer o jejum do egoísmo, da ambição, da vaidade e de todas as maledicências que nos afastam da vida em comunidade e do Projeto de Amor de Jesus. Amém!

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário