BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

21 de mar. de 2011

A parábola do rico e do pobre Lázaro - Olívia Coutinho

 

IGNORAR UM POBRE É IGNORAR O PRÓPRIO JESUS! –

 

24 de Março de 2011

 

Evangelho – Lc 16,19-31

 

Continuando nossa caminhada, vamos refletir um pouco o recado que Jesus tem para nós, no Evangelho de hoje!

Com esta conhecida parábola do rico e do Lázaro, Jesus nos alerta sobre o cuidado que devemos ter com os pobres: os prediletos do Pai!

Jesus é muito claro, temos que ter um olhar sensível, diferente, para com os nossos irmãos que sofrem, aprender a olhá-los com o olhar de Deus!

Não podemos ignorar a dura realidade de muitos, fazendo de conta que a desigualdade não existe.

Jesus dá um recado direto para quem não se comove com o sofrimento do outro, nos deixando claro que, não adianta nada, só comover, a nossa compaixão deve ser transformada  em gestos concretos.

Quando um pobre se aproxima de nós, é importante ouvi-lo, conhecer um pouco da sua historia, nos interessar por ele, saber o que o levou àquela situação e através desta conversa, tentar encontrar um meio para ajudá-lo a se levantar e a caminhar com suas próprias pernas! Quem sabe, a sua fome maior não de pão e sim de amor? Promover um pobre é a atitude que mais agrada a Deus!

Podemos perceber nesta parábola, que o rico não maltratava o Lázaro, simplesmente o ignorava,

A sua condenação não aconteceu pelo fato dele ser rico, mas pelo bem que ele deixou de fazer!

O conceito de pobre e rico para Jesus é diferente do nosso! Para nós, o pobre é aquele que não tem nada e o rico, aquele que tem tudo! Para Jesus, o podre não é somente aquele que não tem nada, mas  aqueles, também, que mesmo tendo bens materiais, partilha sua vida, que se sente dependente de Deus, que se esvazia de si mesmo para se abrir a Sua graça.  Enquanto que o rico, para Jesus, é todo aquele que acumula bens, que se fecha em si mesmo, não se abrindo a graça de Deus! Por tanto, existem pobres de bens materiais que são ricos em ganância e soberba e existem  ricos que não são escravos do dinheiro, têm espírito cristão, sabem dividir e pagam salários justos aos seus empregados.

Podemos comparar o rico desta historia, com a nata da sociedade de hoje, nossos governantes, os responsáveis pela distribuição de renda. Podemos também comparar com os cristãos que, mesmo não sendo da alta sociedade, não tem compromisso com o evangelho, ignorando o que é de mais precioso para Deus: os pobres!

O Lázaro, representa o povo ignorado, sofrido e oprimido. Podemos ver muitos Lázaros espalhados pelo mundo afora, passando fome, sedentos de amor, morrendo nas portas dos hospitais sem atendimento médico, sob os olhares insensíveis daqueles que poderiam encontrar soluções  para seus problemas.

Outra coisa que chama nossa atenção é que Lázaro mesmo sendo pobre, doente, não reclamava da vida, pois tinha confiança na promessa de Deus!

Jesus diz que é impossível transpor o abismo que separa o inferno, do paraíso. A ponte que torna possível a travessia para o céu, deve ser construída aqui na terra através de nossas ações. Depois que partirmos deste mundo, será tarde demais!

 Temos uma vida inteira para construirmos aqui, nossa morada no céu!

É colocando em prática os ensinamentos de Jesus, que vamos colocando a cada dia, um tijolinho nesta construção!

 

Como tem sido minha atitude diante do pobre?

 

Não podemos esquecer que, no nosso julgamento final, não seremos cobrados pelo o que fizemos, e sim, pelo bem que deixamos de fazer! Mt - 25,35-36

No pobre está estampado o semblante de Jesus!

Ignorá-lo é ignorar o próprio Jesus!

 

E para fechar esta reflexão deixo um pensamento de São Vicente de Paulo, o benfeitor dos pobres: "Todos aqueles que amam os pobres em vida, não terão nenhum temor da morte. Portanto, sirvamos com renovado amor os pobres e busquemos os mais abandonados".

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário