BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de mar. de 2011

Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande. -Padre Queiroz


Quarta-feira, 30 de Março

 

Evangelho - Mt 5,17-19

 


Neste Evangelho, Jesus nos fala a respeito do valor e da importância das Leis do Antigo Testamento para nós hoje.

"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento." Esse "pleno cumprimento" consiste principalmente na maneira correta de obediência.

Obedecer corretamente a uma lei é procurar descobrir e praticar a intenção do legislador, o que ele tinha em mente ao promulgá-la. É o que chamamos espírito da lei. Isso vai muito além de obedecer apenas literal, que só vê o que a lei diz em si, sem considerar o seu sentido mais profundo.

No caso da Bíblia, as leis do Antigo e do Novo Testamento vieram do mesmo autor, que é Deus, nosso Pai amoroso. Suas palavras são as de um Pai que só quer o bem dos filhos e filhas. Também nós devemos receber essas leis com amor de filhos e filhas. "Não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro; tudo isso por graça de Deus" (Ef 4,7). Somos de dentro da casa de Deus, somos sua família. Assim que devemos ver as Leis dele.

Quando amamos uma pessoa, nós lemos no coração dela o que suas palavras não conseguem expressar. Precisamos fazer o mesmo com Deus. Jesus fez isso, em relação às Leis do Antigo Testamento.

As palavras do Evangelho de hoje são o começo de um discurso de Jesus, no qual ele apresenta cinco exemplos, para mostrar como que as Leis do Antigo Testamento devem ser vistas por nós hoje:

"Não matarás." Deus está dizendo que não quer que façamos o mal ao próximo, e sim o bem. Isso começa com pequenos gestos.

"Não cometer adultério." No fundo, é respeitar a família, e não desrespeitar o matrimônio nem com um olhar.

"Não jurarás falso.". No fundo, é ser verdadeiro, falar sempre a verdade e nunca enganar ninguém.

"Olho por olho, dente por dente." Significa não se deixar levar pelo espírito de vingança ou pela ganância. Se alguém nos tomar a capa, vamos entregar-lhe também a túnica. Se alguém nos der um tapa, vamos virar-lhe a outra face.

"Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo." Com esta Lei, Moisés cortou noventa por cento do ódio que havia entre as pessoas, e introduziu um controle. No fundo, o que Deus queria era que amássemos a todos, até os nossos inimigos.

E Jesus termina o discurso com uma frase chave que resume tudo: "Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48). É isso que Jesus quer, que sejamos parecidos com Deus Pai, pois o filho se parece com o pai. E Deus mando o sol e a chuva sobre todos, e faz chover sobre justos e injustos.

"Isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça ainda, e cada vez mais, em conhecimento e em toda percepção, para discernirdes o que é melhor. Assim estareis puros e sem nenhuma culpa para o dia de Cristo..." (Fl 1,9-10).

Ser santo consiste em amar a Deus e ao próximo, e o amor vem de dentro, o amor tudo transforma. Ele brota da nossa liberdade, não de leis externas. Jesus nos libertou da lei. Mas é uma liberdade que nos leva a viver para os outros. "Ame, e faça o que você quiser... Se a verdade nos faz livres, o amor nos faz escravos" (Santo Agostinho).

Quaresma. Jesus jejuou durante quarenta dias no deserto. Foi tentado, mas não caiu e os anjos de Deus o serviam. O povo hebreu caminhou durante quarenta anos no deserto. Deserto é considerado lugar de penitência, porque só se vê sol, pedra e calor. A quaresma também tem quarenta dias. Assim como o Espírito Santo levou Jesus para o deserto, ele está nos levando agora, e nos assiste nas tentações. Não precisamos perder a paciência e apelar para saídas menos cristãs para as nossas dificuldades. Fazendo assim, a Páscoa será para nós uma festa como Deus quer: faremos, junto com Cristo, uma passagem da morte para a vida, do pecado para a graça, de uma vida cristã mais ou menos para uma doação mais generosa a Deus e aos nossos irmãos e irmãs.

Havia, certa vez, um homem que tinha a mania de, quando estava nervoso, mandar as coisas para o inferno. Mandava uma ferramenta, cachorro, gato, cadeira, sapatos, comida...

Um dia ele morreu e chegou à porta do Céu. S. Pedro lhe disse: "Você foi aprovado, mas antes tem de dar uma passadinha lá perto do inferno". O homem ficou contente, apesar do castigo, que ele não entendeu.

Um anjo foi levá-lo para cumprir a penitência. Ao passar perto do inferno, ele ficou horrorizado. Viu lá dentro todas as coisas que ele havia mandado para o inferno. Estavam lá o cachorro, o gato, as ferramentas, o prato de comida, a cadeira...

"Deus criou o ser humano à sua imagem. Homem e mulher ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominar sobre os peixes do mar, as aves do céu... Eis que vos dou as plantas e todos os animais da terra..." (Gn 1,27-30). Se Deus constituiu o homem e a mulher como senhores do universo, ele cumpre a sua palavra, e dá a cada coisa o destino que eles determinam.

Onde há amor, não há necessidade de lei. Maria Santíssima amava muito a Deus, e lhe obedecia espontaneamente em tudo.

Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.

Padre Queiroz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário