Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
5ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Alberto de Fontenelle (monge, bispo), Alexandre e Companheiros (mártires de Roma), Alto de Altomünster (abade), Amon, Emiliano, Lassa e Companheiros (mártires de Membressa, na África), Amônio e Alexandre (mártires de Soli, em Chipre), Aniano de Llanengan (eremita), Apolônia de Alexandria (virgem) com Metras, Quinta e Serapião (todos mártires), Elídio de Llandaff (bispo), Miguel do Equador (religioso), Nebrídio de Egara (bispo), Nicéforo de Antioquia (mártir), Primo e Donato (diáconos, mártires da África), Reinaldo de Nocera (monge, bispo), Sabino de Canossa (bispo).
Primeira leitura: 1 Reis 11,4-13
Vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo
Salmo responsorial: 105(106),3-4.35-36.37.40 (R.4)
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos
Evangelho: Marcos 7,24-30
Os cachorros comem as migalhas que as crianças deixam cair
O evangelista recorda um dito da sabedoria popular que falava das prioridades familiares: "Não se tira o pão dos pequenos para dá-lo aos cães". Isto é, primeiro as urgências dos mais necessitados na família e depois vem as outras coisas. A mulher, confrontada por Jesus, opõe essa sabedoria a uma outra: o pão é para todos, sem mudar as prioridades originais.
É a sabedoria dos pobres, que sabem repartir o que possuem ainda que em meio à carência. Ainda que a missão original de Jesus tivesse como prioridade os pobres, marginalizados e pequenos de Israel, contudo, Jesus mesmo transcendeu, ultrapassou as fronteiras geográficas e religiosas e alcançou os estrangeiros, em particular os de língua aramaica, nos arredores da Galileia.
A abertura e disposição da mulher pagã simboliza o encontro de Jesus com outras culturas. Se os seguidores de Jesus consideram que a prioridade são "as ovelhas perdidas da casa de Israel", a sabedoria dos pagãos os ajuda a romper essa visão ou essa mentalidade estreita e a abrir-se à solidariedade para com outros povos para intercambiar pontos de vista, distantes em sua origem, mas convergentes na sua finalidade.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário