BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de jul. de 2010

Meu Senhor e meu Deus!

Sábado, 3 de julho de 2010

São Tomé, Apóstolo (Festa).

Outros Santos do Dia: Anatólio de Constantinopla (bispo), Anatólio de Alexandria (bispo), Blado da Ilha de Man (bispo), Cilene de Iona (abade), Dato de Ravena (bispo), Eulógio e Companheiros (mártires), Germano da Ilha de Man (bispo), Heliodoro de Altinum (bispo), Irineu e Mustíola (mártires), Jacinto da Capadócia (mártir), Júlio, Aarão e Companheiros (mártires), Leão II (papa), Marcos, Muciano e Paulo (mártires), Mariano O'Gorman (abade), Romualdo (bispo, mártir), Trifão e Companheiros (mártires).

Primeira leitura: Efésios 2, 19-22
Edificados sobre os apóstolos como fundamento.
Salmo responsorial: 116, 1-2
Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho!
Evangelho: João 20, 24-29
Meu Senhor e meu Deus!

Tomé não aceita o testemunho dos seus colegas que viram o Senhor ressuscitado e haviam acreditado. Ao pedir para examinar o corpo de Jesus, pede mais do que foi oferecido aos demais. Jesus lhes mostra suas mãos e seu lado e eles se alegram ao ver o Senhor. Tomé, no entanto, quer ver e tocar.

Os discípulos e Tomé representam duas atitudes distintas diante das aparições de Jesus. Os discípulos se sentem impelidos a reconhecê-lo como Senhor; Tomé, ao contrário, ele mesmo quer comprovar.

A chave do relato é, sem duvida, a última declaração de Jesus: você acreditou porque me viu, feliz quem crê sem ter visto. A bem aventurança da fé se dirige a todos aqueles que creram sem ter visto; sua fé se apóia somente em sinais, e os sinais são compreendidos somente com os olhos da fé. Para o evangelista João, uma fé que se nutrisse unicamente na visão de fatos extraordinários ou milagrosos seria deficiente.

Este relato evidencia a confissão adequada da fé cristã ao citar as palavras de Tomé: “Meu Senhor e meu Deus”. Tomé é aparece como representante dos que não querem crer sem ver. Vencida sua não crença, o evangelista o apresenta como modelo de fé. São suas palavras as que reconhecem a autêntica confissão da fé cristã, o reconhecimento de Jesus como Senhor e Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário