BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de jul. de 2010

Quero misericórdia e não sacrifício.

Sexta-feira, 2 de julho de 2010

13ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Bernardino Realino (presbítero), Lidano da Sezze (Abade), Oto de Bamberga (bispo), Processo e Martiniano (soldados que vigiaram os Apóstolos Pedro e Paulo no cárcere em Roma, mártires),Swituno de Winchester (bispo),Urbano (mártir).

Primeira leitura: Amós 8, 4-6.9-12
Enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, mas de ouvir a palavra do Senhor.
Salmo responsorial: 118, 2.10.20.30.40.131
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
Evangelho: Mateus 9, 9-13
Aqueles que têm saúde não precisam de médico. Quero misericórdia e não sacrifício.

Os rabinos incluíam os publicanos na mesma categoria dos assassinos, dos ladrões e dos impuros. Não manifestavam nenhum escrúpulo ao mentir para escapar dos impostos. Tais pessoas eram consideradas incapazes de pertencer ao Reino messiânico e constantemente se associavam aos pecadores e gentios. Mas Jesus oferece a Mateus este simples convite: Segue-me, ao qual ele responde de imediato e com alegria. Isto não foi meramente um chamado ao discipulado, mas um convite a entrar no Reino.

Alguns fariseus manifestam espanto diante dos discípulos ao ver seu mestre comendo com os pecadores. Jesus declara então que veio para os enfermos e pecadores e não para os sadios e justos. Jesus pensa, sem dúvida, naqueles que se crêem justos e que são incapazes de entender que a misericórdia divina transcende a pobreza humana.

Jesus opõe, portanto, uma religião reduzida à justiça do homem a uma religião baseada na misericórdia divina. A atitude dos fariseus nos recorda a atitude do filho mais velho, enraivecido com a bondade do pai para com o filho mais novo (Lc 15, 11-32).

Agora Jesus inaugurou um tempo novo, onde todos podem ter acesso e podem participar do Reino A única exigência de Jesus é a conversão, mudança de vida. Dessa forma todos participam da misericórdia divina, e a comunidade deve saber acolher aquele que se converte e celebrar com alegria esse acontecimento.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário