BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de jul. de 2010

Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai.-Missionários Claretianos

Sexta-feira, 9 de julho de 2010

14ª Semana do Tempo Comum

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, Virgem (Memória facultativa),
Santo Agostinho Zhao Rong, Presbítero, e Companheiros, Mártires (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Betelino de Croyland (eremita), Cirano de Clonmacnoise (abade), Jacinto, Alexandre e Tibúrcio (mártires de Roma), Maria da Cabeça (viúva, esposa de Santo Isidro lavrador), Osmana de Brieuc (virgem), Severiano de Sebaste (mártir), Wilfrida de Wilton (abadessa), Wulfilda de Barking (abadessa).

Primeira leitura: Oséias 14,2-10
Não chamaremos mais ‘deuses nossos’ a produtos de nossas mãos.
Salmo responsorial: 50, 3-4.8-9.12-14.17
Minha boca anunciará vosso louvor!
Evangelho: Mateus 10,16-23
Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai.

Os discípulos não esperam nada melhor que os profetas que proclamaram a mensagem de Deus no passado. São advertidos de que serão entregues aos conselhos disciplinares das sinagogas locais e açoitados como castigo por quebrarem as tradições legais ou animar outros a fazê-lo.

Sua proclamação de que o reino está aberto a todo aquele que o busca devia ser considerado pelos fariseus e escribas como jogar por terra toda a disciplina da lei. Como seu mestre, os discípulos viveram na prática a perseguição.

A menção de governadores e reis faz referência, em termos gerais e seguros, às autoridades oficiais daquele tempo, a passagem prevê rupturas em todos os planos da sociedade, incluindo a família. Esta situação é perfeitamente concebível na primeira missão dos doze, mas reflete mais ainda a difícil situação que comporta a missão.

Os discípulos serão odiados por minha causa, diz Jesus, a ponto de serem excluídos, detidos, encarcerados e finalmente executados.

Tal visão pressupõe que Jesus também tenha sido tratado desse modo. Esta passagem é um forte convite a permanecermos fiéis à missão encomendada por Jesus. Hoje certamente a Igreja vive um contexto diferente da comunidade de Mateus, onde se percebe, através dessa passagem, uma acirrada perseguição por parte dos judeus.

Cada seguidor de Jesus deve ser conhecedor das dificuldades que comporta o anúncio do evangelho em cada povo e em cada cultura, entretanto, esses obstáculos devem ser vencidos porque a missão está no projeto de Deus e Ele tornará possível sua continuidade pela nossa palavra e nosso testemunho.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário