BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de jul. de 2010

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.- Missionários Claretianos

Sábado, 10 de julho de 2010

14ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Alexandre, Félix, Marcial, Vital, Silvano, Januário e um outro Alexandre (sete irmãos de Roma, mártires), Amalburga de Maubeuge (viúva, monja), Amalburga de Münsterbilsen (virgem), Antonio de Caves (abade), Apolônio de Sardes (mártir), Etto de Fescau (bispo), Lanfrido, Waltram e Elilanto (três irmãos monges), Pascásio de Nantes (bispo), Pedro de Perúgia (abade), Rufina e Segunda (virgens, mártires).

Primeira leitura: Isaías 6,1-8
Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos.
Salmo responsorial: 92, 1-2.5
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
Evangelho: Mateus 10, 24-33
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.

Essa passagem procura dar ânimo, confiança e valor aos discípulos que eram perseguidos. São palavras de consolo dirigidas aos discípulos para superarem o medo e a angustia que a perseguição traz consigo. São três as motivações.

Em primeiro lugar o medo não deve impedir a proclamação aberta da mensagem que Jesus os encarregou de anunciar, pois esta mensagem acabará sendo conhecida publicamente, Jesus veio para manifestar as coisas que estavam ocultas e o mesmo devem fazer seus discípulos.

A segunda motivação situa os discípulos no horizonte do juízo: a preocupação não é com a possibilidade da perda da vida presente, mas que alguém possa ocasionar a ruína definitiva da vida. A terceira motivação se fundamenta na confiança inquebrantável que os discípulos devem ter em Deus, a quem reconhecem e invocam como pai.

A solicitude deste Pai chega até extremos insuspeitados. Para ilustrá-la, Jesus recorre a uma comparação muito eloqüente: se o pai cuida até dos pássaros mais insignificantes e pequenos e tem contados até os cabelos dos discípulos pelos quais nem eles mesmos se preocupam, como não vai se preocupar com os filhos queridos da boa nova?

Pois, em ultima instancia, são eles que sustentam a missão e lhe dão continuidade, mesmo diante das dificuldades. Os discípulos que souberam dar testemunho de Jesus diante dos homens ouvirão o testemunho de Jesus a seu favor diante de Deus, porém aqueles que sucumbiram ao medo e o negaram também serão negados diante de Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário