BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de mar. de 2011

07 de março – O dono da vinha claramente pode ser identificado como Deus Pai - (Lincoln Spada)



          É impressão minha ou Jesus foi realmente irônico ao contar essa passagem? Sempre refleti muito sobre o humor de Nosso Senhor Jesus Cristo e não teria porque não afirmar que a partir de uma visão escatológica, Jesus tentou alertar o povo eleito de Deus sobre o futuro premeditado.

 O dono da vinha claramente pode ser identificado como Deus Pai, como também podemos perceber que os homens que aram sua terra é uma clara referência ao êxodo do povo hebreu até a terra prometida. Os homens que são exilados por transmitirem a mensagem do dono da terra é o anúncio profético que vem a fazer justiça e, enfim, a vinda de seu Filho amado, é caracterizada pela passagem de Jesus na Terra.

Não seria novidade a nós, seguidores, ouvir essa parábola durante a missa. Mas justamente Jesus vai contar essa história na frente de seus perseguidores, adversários intelectuais que pensam que a retidão de Deus significa uma vida cheia de sacrifícios e subordinações hipócritas a quem detém o poder.

 Pelo contrário, Jesus vem ao mundo querer anunciar a paz, a fraternidade e a solidariedade, valores que não podem ser nítidos para quem vê sua relação com Deus não de uma forma circular, familiar, mas como um patrão. Até por isso, Jesus ironiza utilizando Deus como um grande latifundiário, mas, apesar de qualquer tom sarcástico que você possa ler essa passagem bíblica, tenha a certeza que ele queria avisar que Deus se encontra em cada um que abre seu coração a Ele, sem utilizar de atitudes falsas, egoístas e hipócritas, como era o caso dos ouvintes dessa parábola.

Que Deus Pai, mostre-nos o caminho para que nossos corações sejam mais fraternos e, portanto, vivos n'Ele, amém.  

 (Lincoln Spada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário