BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de fev. de 2012

“Deixar-se conduzido por Jesus” – Claudinei M. Oliveira




Quarta – feira, 15 de fevereiro de 2012
EvangelhoMc  8, 22-26
            Os ensinamentos de Jesus é uma verdadeira catequese. Aos poucos  o cristão vai aprendendo a caminhar na estrada rumo ao céu. Seguir Jesus é um verdadeiro aprendizado. Cada mensagem, cada escuta, cada olhar, cada gesto amadurece no coração do homem  a prática da justiça. Ele vai-nos ensinando os passos  da libertação com maestria. Cabe a nós  abrir os corações para encher de coisas boas. Colocar serenidade, compreensão e compromisso com o Reino. Isto não é difícil caso pré dispomos vontade e querer em viver numa realidade visível e misericordiosa.
            Na Eucaristia da Santa missa ou na Celebração da Palavra os ensinamentos perpassados com cuidados e assentidos por gratuidade de braços abertos, podem levar o cristão para o paraíso na graça de Deus. O que buscamos na igreja, não tão somente a paz de espírito, mas também a cura da cegueira para viver o verdadeiro sentido da religião. Com os olhos vendados não enxergamos o outro como extensão do Cristo Ressuscitado, mas enxergaremos vultos, rochas inertes que não vem ao encontro para dar as mãos.  O importante é estar atentos para compreender e praticar o que é reto e de bom grado para todos, não havendo discriminação, rejeição ou humilhação no que tange o convívio social.
            Jesus curou a vista de um homem. O fez enxergar tudo que estava em sua frente. Deu a ele a oportunidade de ver a luz do sol brilhar em todos os tons, mas também deu o discernimento para perceber o quanto a liberdade é imprescindível para um ser que deseja conquistar nova vida.
            Seguir Jesus significar retirar as vendas dos olhos. Não é possível ver com nitidez as belezas da criação com os olhos tampados. As belezas são para  ser admiradas e contempladas. Assim, vamos a igreja, participamos de todos os ritos, mas não enxergamos e nem ouvimos nada. Tudo ficou ofuscado pela insensatez e pela virilidade.
            Às vezes não enxergamos o Altar, lugar sagrado, onde a pessoa do sacerdote reflete o Deus vivo na fala ou na homilia. Nem conseguimos perceber a luz do sacrário acesa. Aquele ponto vermelho não diz nada quando não enxergamos. Os olhos não foram abertos para observar com transparência.
            A cura do cego que foi até Jesus  pedir a intervenção do Criador com muita fé simboliza a ruptura da ignorância. Agora deixou o poder divino agir na proporção maior quanto o mal. Foi feliz na escolha, pois libertou-se para a vida. Nada poderá impedir a caminhada, não cairá sobre os obstáculos, pois desviará com sabedoria e discrição. Neste contexto, ao curar o cego Jesus vai se dedicar a ensinar os discípulos sobre a verdadeira missão na intenção de tomar decisões corretas e acertadas, isto também serve para nós.
            Para tanto, deixar-se ser conduzido por Jesus é permanecer ao seu lado atentamente nas suas palavras, ou seja, viver com dignidade, sem ponderações, naquilo que converge na solicitude social.  Quando deixemo-nos ser tocado pelo mestre, as imperfeições se esvaziam e o mundo torna-se real. Que aprendamos a enxergar o verdadeiro rosto  de Jesus na ações voltadas para o pobre e não tropeçamos nos obstáculos do ódio e do rancor, que assim seja, amém!
Felicidades, Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário