BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de fev. de 2012

O Rico e o pobre Lázaro - Sal



8 de março

No mundo de hoje temos muitos ricos que comem em restaurantes de luxo, que moram em condomínios de altíssimo luxo, que às vezes estão situados perto ou ao lado de grandes favelas onde moram os desprezados, excluídos, aqueles que não podendo comprar as coisas que os comerciais mandam comprar, lançam mão da violência para conseguir dinheiro.
Nessas favelas se instalam o poder  paralelo, que é uma tentativa de equilibrar a convivência social, a qual possui um injusto esquema de distribuição da renda nacional.
Segundo a liturgia de hoje, os pobres, os famintos, os que não têm assistência médica, serão compensados com o prêmio da vida eterna. Ao contrário, como já tiveram de tudo nesta vida terrena, os ricos não terão mais nada a receber na outra vida, além de tormentos e fogo eterno.
Ser rico não é pecado em sim. O problema da riqueza reside no fato do rico não se importar com os pobres. Pelo contrário, para eles, os pobres são todos burros e incompetentes. Pois se no mundo há tanta riqueza, é só ser espertos e pegá-las como eles o fazem.
Sabe por que Jesus disse que é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino do Céu? É porque o rico não é caridoso. Ele não dá esmola, não tem pena dos necessitados e não mata a fome do faminto.  Aliás, para se tirar um centavo de um rico é a coisa mais difícil. Quem lhes presta serviços ou lhes vendem alguma coisa, é que sabem muito bem disso.
O rico só esbanja dinheiro sem piedade  quando é para  fazer demonstração de poder aos outros ricos, principalmente àqueles que lhes são rivais economicamente. É o caso das suas pomposas festas.  Fora disso, eles pechincham ao comprar, buscam o menor preço, e custam muito para pagar o que devem.
Porém, o rico tem um grande ponto fraco. Ele precisa do pobre. Quem vai lavar a sua privada? Quem vai fazer a sua comida, lavar a sua roupa, varrer a sua casa, proteger a sua propriedade? É o pobre.  Assim, o pobre completa o rico. Ele não vive sem o fraco, aquele que precisa se sujeitar a fazer o serviço sujo, para ganhar o pão de cada dia.
Mais por incrível que pareça, existem ricos católicos, ricos caridosos, que são capazes de fazer suculentas doações aos padres, e não fazem a menor questão de serem agradecidos publicamente.  Ricos que se compadecem do sofrimento dos seus empregados e até dos seus familiares.  Tais ricos são adorados pelos que sempre são socorridos por sua clemência. Ricos de bom coração, que às vezes com um semblante de cara fechada, e de poucos amigos, no fundo são pessoas muito caridosas.  São muito poucos, mais existem. Procurem por eles. Sua grande característica é aquele jeitão de ruim, carrancudos , mas é para esconder o seu bom coração, senão terá de dar dinheiro a todos os pobres.  kkkkk
Seja rico no Reino dos Céus. Acumule tesouros no Céu, onde a traça não come e os ladrões não roubem!  Amém.
Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário