21 de fevereiro
'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!'
Eis a verdade, anunciada por Jesus, para que haja paz e harmonia no mundo. Um mundo de pessoas sem egoísmo, é um mundo feliz.
Porém, notamos que o mundo está cada vez mais infeliz, exatamente, porque nos esquecemos da mensagem de paz de N.S. Jesus Cristo.
E na primeira leitura, Tiago nos mostra que as discussões, as brigas, as guerras, nascem dentro das nossas mentes. Têm origem na nossa inclinação de querer possuir o que pertence ao irmão. Assim dizemos: que a grama do vizinho é mais verde, que a mulher do vizinho é mais bonita, e é por aí que surgem todos os conflitos entre as pessoas. Atritos gerados pela ambição, pelo egoísmo, pela inveja...
Assim, nós pegamos as coisas dos outros, ganhamos as guerras, saboreamos o que não nos pertence, e não conseguimos ficar satisfeitos, muito menos felizes. Ou seja, ganhamos, mais não levamos.
O ser humano quer abarcar o mundo com as mãos e com as pernas, queremos comprar, tudo que o dinheiro nos dá, e estamos sempre insatisfeitos. Isto porque o apego às coisas do mundo nos afasta de Deus. A amizade com o mundo é inimizade com Deus! Desta forma, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Essa é a mensagem da carta de Tiago.
Meus irmãos. O pouco com Deus é muito. Aquele que tem pouco vive querendo ter muito, pensando que a felicidade está aí. É um engano. É preferível ter o suficiente, e ter Deus consigo, do que ter para esnobação e exibição, ter para humilhar o fraco, ter simplesmente por ter, para acumular, para colecionar, e depois morremos e não levamos nada disso!
E o pior, é que toda essa ganância desenfreada de possuir, nos leva para longe da presença de Deus Pai. 'Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes'.
Caro leitor. Não estamos aconselhando a preguiça, e o desânimo em lutar pela sobrevivência. Todos merecem um lugar ao sol, uma vida digna. Por isso devemos batalhar, estudar, nos preparar, para que um dia o suficiente não vir a nos faltar.
O que aqui hoje estamos refletindo, é sobre a usura, sobre o apego ao mundo, e o esquecimento de Deus.
Vivamos esta vida pensando na vida eterna!
Sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário