BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de mar. de 2011

Reconciliação-Missionários Claretianos

 

Sexta-feira, 18 de março de 2011

1ª Semana da Quaresma

São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Alexandre de Jerusalém (bispo), Anselmo de Lucca (bispo), Frediano de Lucca (bispo), Narciso de Gerona (bispo), Salvador de Horta (religioso), Trófimo e Eucárpio (mártires da Nicomédia).

Primeira leitura: Ezequiel 18, 21-28
Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? Não desejo, antes, que mude de conduta e viva?
Salmo responsorial: 129, 1-8
Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
Evangelho: Mateus 5, 20-26
Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.

O Reino é dom gratuito, mas não de liquidação. Se ao ouvir falar sobre a gratidão do Reino, pensamos em ficar livres do esforço, nos enganamos. Se acreditarmos que a Lei era exigente e importante e o evangelho uma ninharia, nos equivocamos. O reino é gratuito e jamais o mereceremos, mas exige todo o esforço que brota do coração que ama, com generosidade e alegria.

Onde a sociedade propõe esforço em busca de méritos, êxito ou dinheiro, os discípulos de Jesus dobram o esforço por "urgência retributiva". Enquanto alguns se esforçam por cumprir uma legislação, os discípulos de Jesus ativam todas as forças na direção do amor, já que Deus está chamando o irmão para ser tratado sem ressentimento, sem inveja ou competição.

Essa é a radicalidade do Reino, jugo suave que o amor torna uma urgência. E, como se isto fosse pouco, Jesus ensina que nos reconciliemos com o irmão ofendido antes de apresentar oferenda no altar. O perdão é muito mais que uma experiência religiosa, é uma experiência profundamente humana e libertadora, que ajuda a amadurecer, a crescer na consciência de nossos limites e a libertar nossas potencialidades de amar.

 

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário