BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de set. de 2011

“BEM AVENTURADOS SOIS VÓS”... -Olívia Coutinho



BEM AVENTURADOS SOIS VÓS”... -Olívia Coutinho
07 de Setembro 2011
Evangelho Lc 6,20-26
 
O sonho de Deus é que todos nós sejamos felizes!
Na sua infinita bondade, Ele colocou ao nosso alcance, todos os meios para que este Seu sonho se concretize em nós!  Ofereceu-nos o Seu filho como  caminho de felicidade, mas nós, muitas  vezes, filhos ingratos, deixamo-nos seduzir por outras propostas de felicidade que não condiz com  o Seu plano! O desejo do ter, do poder e do prazer nos distancia dos valores do Reino!
 Deus quer nos ver feliz e ser feliz, é também o que mais queremos, mas quando deparamos com esses dois caminhos distintos: o caminho de Deus e o caminho do mundo, que exige de nós  uma escolha, tendemos a escolher o caminho mais curto e numa busca desenfreada de algo que nos satisfaça  de   imediato, acabamos  caindo nas ciladas do mundo, deixando- nos iludir  com momentos de uma felicidade ilusória, sem consistência, que muitos vezes nos leva ao sofrimento. Ainda não compreendemos que a felicidade não é algo comprável, que não está nas coisas matérias, que não significa ausência de dificuldade!  Precisamos compreender que a felicidade é uma  eterna construção, que começa a partir de um encontro conosco mesmo e que  se plenifica quando descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir!
Quando descobrimos o verdadeiro sentido da vida, o para quê viemos ao mundo, torna mais fácil entender que a nossa vida não nos pertence, que não somos donos de nada e que estamos aqui na terra só de passagem! É a partir desta compreensão que partimos  para o grande desafio: Ser feliz até mesmo no sofrimento!
Quando nos esvaziamos de nós mesmos, tornamos pobres, totalmente dependentes da graça de Deus e tudo que mais desejamos é  fazer a Sua vontade! As dificuldades do dia a dia, as perseguições, ao invés de nos aborrecer, nos alegram  porque temos a certeza de que seremos recompensados pela felicidade de sentir a força de Deus agindo em nós!
Ninguém busca o sofrimento, mas ele é inevitável em nossas vidas, saber aproveitá-lo como trampolim para a nossa ascensão, é também ser feliz!
Se crermos, verdadeiramente no amor Deus, nunca vamos ser  derrotados pelas adversidades da vida, pois em Deus depositamos toda nossa segurança, com Ele venceremos todos os desafios!
Quem é feliz, tudo que mais deseja é agradar a Deus e o evangelho é um convite a vivermos  as virtudes que O agrada, por isto, não devemos nos privar  nunca, de saciarmos a nossa sede, nesta  fonte inesgotável de ensinamentos: o santo evangelho!
Quanto mais conhecemos a palavra de Deus mais nos envolvemos no inefável mistério do Seu amor!
No evangelho de hoje Jesus faz uma consolação a todos aqueles que hoje estão totalmente desprovidos das benéficas do mundo!
As bens aventuranças, não são mandamentos, podemos dizer que  são caminhos de santidade, um abandonar-se nos braços de Deus, um  não estar preso as coisas do mundo!
O conceito de felicidade que o mundo prega, é completamente diferente da felicidade que Deus planejou para todos nós! Jesus nos deixa claro que para sermos  felizes precisamos experimentar  a dependência da graça que nos vem do alto! E assim, Jesus proclama: “felizes, os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça os misericordiosos, os puros de coração os perseguidos e injuriados por causa do reino”! 
Passar fome, chorar, ser perseguido, odiado, amaldiçoado são situações que não agradam a Deus, situações  que são vistas de acordo com a mentalidade do mundo, como infelicidade.Porém, para quem vive nessas realidades, mas permanece firme na perspectiva de fazer a vontade de Deus, vivendo os valores do  evangelho, essas injustiças são revertidas  para o seu bem, servindo  de motivação para que ele possa experimentar  cada vez mais, o poder e a força de Deus na sua vida!
 
Alegremo-nos por confiar na realização das promessas de Deus! 
É o próprio Jesus que nos garante: “Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no Céu”.
 
Olívia Coutinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário