BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de dez. de 2011

Anunciação - Claudinei



 “Eis que conceberás e darás à luz um filho” – Claudinei M. Oliveira

Terça - feira, 20 de Dezembro
Evangelho: Lc 1, 26-38
            “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”. Uma jovem da região de Nazaré recebeu a mensagem do anjo Gabriel de que seria a mãe do libertador Filho do Altíssimo. Surpresa e confusa não hesitou em dizer sim, pois estaria disponível para assumir o capricho do Salvador: gerar em seu ventre o Messias capaz de transformar uma realidade conflitante numa realidade de paz e fraternidade.
                Assim o evangelista Lucas enaltece a coragem da moça simples em abraçar a causa dos pobres. Pois, onde morava, era visível o sofrimento dos seus conterrâneos. Contudo, Nazaré era um povoado muito pobre. Ali vivia multidão de maltrapilhos, de trabalhadores, de pais de famílias que passavam fome, de mães que choravam as dores dos filhos, das crianças famintas e desoladas. Todavia era um povoado que merecia atenção dos doutores das Leis e dos Sacerdotes de Jerusalém. Mas foi nesta cidade empobrecida que Jesus vai nascer.
Ao anunciar que o Salvador viria ao mundo e tornar-se homem para reconstruir novo mundo, onde a paz e o amor deveria reinar, o Anjo Gabriel trouxe à Maria uma valiosa  divindade. Mulher de fibra, generosa, forte, visionária e obediente ao chamado. Disse SIM numa pequena visita; não questionou  e nem relutou ou mesmo duvidou do Anjo. Teve FÉ, isto mesmo, a FÉ de que sua pessoa faria a diferença. Diante disso, o coração de Maria já estava preparado para receber a visita. Veja o que disse  ao anjo: eis a escrava do Senhor, faça-se em mi a sua vontade. Pode-se dizer: que lindas palavras disse Maria. Mas tornaria pequena pela importância do fato em si. Não tem como descrever em palavras. Somente a vivência e o contexto devem falar por si. Isto é a presença de algo excepcional, metafísico, sagrado ou além da imaginação: isto é a presença do Criador com todas as letras.
Para tanto, Maria não estava gerando uma simples criança. Estava trazendo ao mundo um Ser com potencialidade de ser Rei. Não um rei com coroa de ouro na cabeça o cetro  na mão para maltratar o seu povo. Mas um rei de transformação! Um rei que faria história na sua época e nas erasfuturas. O rei da esperança, do amor e das vicissitudes, ou seja, um Rei acima dos reis.
Enfim, Maria ao declarar abertamente serva do Senhor demonstra o tamanho de sua Fé. Ela acreditou e sacrificou parte de sua vida para trazer ao mundo o libertador de seu povo. Porém, ao visitar sua prima Isabel, grávida de sexto mês daquele que prepararia a chegada do Messias, manifestou em seu ventre a alegria de Jesus e a alegria de João Batista no ventre de sua mãe. Assim, o impossível torna-se possível perante a grandeza de Nosso Deus.
Uma feliz semana do NATAL! Abraços, Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário