BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de dez. de 2011

“Os inocentes são perseguidos” Rita Leite



Quarta-Feira 28 de dezembro

Evangelho Mateus 2, 13-18

 

O martírio dos inocentes mostra como os poderosos agem quando se sentem ameaçados. Exterminam aqueles que ameaçam seu poder e suas mordomias. Foi assim no Egito quando os filhos dos hebreus se multiplicavam em terras egípcias e o faraó mandou matar todos os meninos e Deus salva Moisés e através dele tira os hebreus da escravidão do Egito dando-lhes a liberdade. Foi assim quando Herodes soube pelos magos que havia nascido o rei dos judeus. Herodes usou de mentira para tentar enganar os magos e poder assim matar o menino Jesus que pensava ele ser uma ameaça ao seu trono real. Herodes manda matar os inocentes na esperança de que entre estes estivesse o menino Jesus. Mas Deus salva o seu eleito, sem deixar com isso de salvar a todos. Os santos inocentes como designa a igreja foram os primeiros mártires.

José e Maria avisados que deveriam deixar sua terra, deixar tudo para fugir para o Egito sem saber o que lá os esperavam, não se revoltam contra Deus, mas acolhem novamente a vontade do senhor e partem para salvar a vida do menino. Aceitar com fé e resignação o projeto de Deus em nossa vida faz toda a diferença. Muitas vezes Deus usa meios para nos tirar de alguma situação de risco dos quais nós não entendemos no momento, aí entra nossa fé no que Deus que tem um plano para cada um de nós. É a confiança de entrega total nas mãos de Deus.

 Os inocentes morreram porque os poderosos se sentiram ameaçados. Quantos meninos e meninas ainda morrem hoje em nossa sociedade egoísta por descaso dos que detém o poder. Quanto grito, quanto choro, quanto lamentação de mães que perderam seus filhos por causa da fome, da droga, da violência? Assim como diz a palavra: Raquel chora e não quer ser consolada, muitas mães e pais choram a morte de filhos. Alguns choram a morte em vida de seus filhos perdidos neste mundo cruel sem amor.

 Mas há esperança e ela se chama Jesus. João nos diz na primeira carta que "Deus é luz e que nele não há trevas." Andemos na luz de Deus e ele nos iluminará nos dará esperança para lutarmos por um mundo mais fraterno onde as pessoas serão respeitadas em sua dignidade de filhos amados de Deus. Afinal foi para isto que Jesus veio ao mundo para nos dar vida e vida em plenitude.

 O cristão não está livre de perseguição, mas poderá superá-la se estiver em comunhão com Deus. O caminho da salvação está aberto a todos basta que como Maria e José também nós estejamos abertos e deixar-nos conduzir por Deus confiando que Ele sempre fará o melhor para nós e nossa família.

Em Cristo

Rita Leite

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário