BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de dez. de 2011

E a Palavra se fez carne - Padre Antonio Queiroz


 

Nós estamos no dia de Natal. Vamos agradecer a vida nossa e de nossos queridos, agradecer a saúde, a família, as amizades e tantas outras coisas. Não nos esqueçamos de agradecer a Redenção, que é o maior presente que ganhamos. Jesus é "Emanuel": Deus conosco.

O Evangelho da Missa de hoje, além de introdução ao Evangelho de S. João, é também síntese deste Evangelho. A página tem sublime altura teológica e nos relata o nascimento histórico de Jesus com a Encarnação de Deus, eterno e criador de todas as coisas. Por isso, Jesus é chamado de Palavra, pois a palavra manifesta algo que não vemos, que é a idéia de quem fala.

O Evangelho contém três partes, entre as quais se intercala o testemunho de João Batista sobre Cristo, a Luz do mundo: 1) A existência eterna da Palavra criadora de Deus. 2) A vinda dessa Palavra ao mundo, a força transformadora dela no meio do mundo pecador, e a resposta deste mundo a ela, que tem duas direções opostas: "O mundo não quis conhecê-la... Mas aqueles que a receberam..." É a incredulidade e a fé que se opõem. 3) A Encarnação é um modo novo de presença de Deus entre os homens, mais próxima e pessoal do que a criação. É isto que celebramos no Natal.

Também está aqui o mistério mais profundo e o ponto inicial do seguimento de Jesus: a fé cristã.

O versículo 14: "E a Palavra se fez carne e habitou entre nós" constitui o cume do Novo Testamento. A Palavra se fez carne, isto é, sujeitou-se à debilidade, á mortalidade e impotência humana. O imenso e eterno criador do mundo com suas galáxias, torna-se uma criatura que chora, que tem fome e sede. É assim que Deus consegue uma total proximidade com o homem. É o mistério do amor de Deus por nós, tão grande que nunca o entenderemos plenamente. A partir de agora, Jesus Cristo, a Palavra viva do Pai, será o lugar de encontro entre Deus e os homens, pois é igual a nós em tudo, exceto no pecado.

Deus se serviu da condição humana para salvar o homem. Hoje, ele continua se servindo da nossa condição humana para levar a todos essa salvação. Cabe a nós beber com alegria desta fonte de Água Viva, que começou no Natal, e levá-la aos outros.

"Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam." É uma síntese da triste resposta a Deus, não só por parte do povo judeu mas do mundo inteiro. Se a mensagem libertadora da Encarnação de Deus ainda não mudou a face do nosso planeta, ninguém pode julgar-se isento de responsabilidade no conflito entre a luz e as trevas.

Por causa das trevas do nosso coração, ainda não captamos o mistério de amor e a mensagem de conversão a Deus e aos irmãos que o Natal nos transmitiu. "A Luz veio, mas os homens preferiram as trevas à Luz, porque suas obras eram más". Quem age errado prefere as trevas para que suas obras não sejam manifestas. O certo é que ainda não acolhemos direito a divina visita que bateu à nossa porta. "De tal modo amou Deus ao mundo que lhe deu seu Filho único" (Jo 3,16).

Certa vez, um jovem rei, durante uma caçada no campo, travou conversa com um jovem pastor que lhe parecia simpático. Depois do bate papo, o príncipe quis fazer amizade com o rapaz. Mas este, consciente da distância social que os separa, recusou tal amizade. Então o jovem rei arranjou uma maneira mais eficaz. Foi para casa e voltou disfarçado em pastor, como se fosse da mesma classe social do simpático jovem. E surgiu a amizade.

Deus fez conosco como este jovem: tornou-se igual a nós para que lhe sejamos amigos e amigas. Mas, infelizmente, ele está conosco, igualzinho a nós, e não nos tornamos seus amigos, nem o conhecemos.

"Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher" (Gl 4,4). Nós agradecemos a Maria sua valiosa colaboração nesse plano salvador de Deus, e pedimos a ela que nos ajude a acolher bem a visita que Deus nos faz.

E a Palavra se fez carne.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário