BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de dez. de 2011

A apresentação de Jesus – Alexandre Soledade


Lucas 2, 22-35


Bom dia!

Estamos dentro da oitava de Natal. "(...) Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: 'Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor'."

Como não admirar a sagrada família?! Portadores da graça, mas simples servos e obedecedores da Lei. Num momento tão ímpar de suas vidas, se preocupavam primeiramente em cumprir, passo-a-passo as tradições de sua lei, cultura, aquilo que aprenderam com os seus... E hoje, temos o mesmo zelo? Nossos filhos vão a catequese, à crisma? E melhor que isso, será que os acompanho? O que adianta catequizar os filhos se não vou à missa, as reuniões periódicas, se não participo (...)?

Diz um ditado popular que o exemplo arrasta, sendo assim, pouco adianta o esmero dos mais talentosos catequistas em duas ou três horas semanais se o restante do tempo os pais não se empenham e regar a semente plantada. É uma dura e injusta luta: educar e ensinar duas horas e nas outras 22 horas pouco se importar. (hunf). Não podemos extinguir a ação do Espírito Santo pela omissão.

"(...) NÃO EXTINGAIS O ESPÍRITO. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". (I Tessalonicenses 5, 19-23)

O corre-corre nos fez um tanto omissos com a criação dos nossos filhos. Queremos o melhor para eles, mas "esse melhor" não podemos dar, pois, na maioria dos casos, trabalhamos o dia inteiro. Tão cedo os colocamos na escola para os ensinar, o que é, segundo a pedagogia mais moderna, NOSSA OBRIGAÇÃO.

É um testemunho pessoal, pois apesar de escrever-lhes todo dia, quem ensinou o sinal da cruz para meu filho foi minha esposa. Talvez por isso a ênfase do texto sobre Maria: "(...) O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e DISSE A MARIA, A MÃE DE JESUS".

Sim, graças a Deus, Ele sempre zela pelos nossos, mas isso não nos credencia a fugir de nossas responsabilidades. É tão fácil acender a lareira, no entanto é preciso ter uma motivação extra e diária para buscar lenha nesse mundo tão frio e insensível, para manter o fogo aceso. É duro dizer também que dá-se impressão que muitos pais acham que as obrigações pela fé pelos costumes, educação e bons hábitos são dos professores e catequistas e não deles (nossas).

Terrível é imaginar que alguns põem condição de ir a missa: que não me contrariem, não me cobrem, não me digam verdades, (...). que ao primeiro sinal de cobrança para de ir, fica em casa, troca de religião... O engraçado é que muitos que trocam de religião justificadas pelo excesso de regras e zelo da igreja acabam se rendendo a regras ainda mais severas em outras igrejas. Passam a não cortar os cabelos, saias cumpridas...

Graças a Deus nossa igreja não se rende a vontade das pessoas, pois se isso acontecesse imagino o que seria dela, pois temos a ingrata mania de escolher as regras e convicções que melhor nos agradam.

Descobri que durante o ofertório e comunhão não fazemos "filas" e sim procissões. Parece ser a mesma coisa, mais "procissão" denota de vontade própria, espontânea, que aguardará a espera, pois algo importante esta a frente, (...). Nossa fé e dos nossos filhos não pode ser encarada uma fila e sim uma procissão. Se temos pouco tempo, planejemos então novas estratégias.

Apesar de toda vontade de Deus em se revelar a nós NÃO é preciso que Ele "mendigue" pelo nosso amor, nosso interesse... Como a sagrada família, temos algumas obrigações a serem cumpridas. Façamos então a nossa parte para que não crie limo na nossa fé!

"(...) E vós, pais, não provoqueis revolta nos vossos filhos; antes, educai-os com uma pedagogia inspirada no Senhor". (Efésios 6, 4)

Um imenso abraço fraterno.

Alexandre Soledade

Paróquia N. Sra. Aparecida

Alexandre Soledade de Paiva Ramos

"(...) Não importa o destino do trem, se chegará ou não, o importante é embarcar"

(O Expresso Polar - Filme infantil)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário