BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de dez. de 2011

“O anjo Gabriel anuncia o nascimento de João Batista” – Claudinei M. Oliveira






 Segunda - feira, 19 de Dezembro
 Evangelho: Lc 1, 5-25
             No Evangelho de hoje o anjo Gabriel aparece para Zacarias e anuncia que sua esposa Isabel dará a luz um menino que será grande diante do Senhor, isto é, será consagrado para o serviço do Senhor na preparação do povo para receber o Messias. Zacarias estava no templo oferecendo incenso. Ao avistar o anjo ao lado do altar ficou perturbado, pois seu pedido estava sendo cumprido. Entretanto, pede um sinal para confirmar a proposta do anjo, significa que duvidou do  mensageiro do Senhor, mas recebeu castigo pela dúvida: ficará mudo até que tudo aconteça.
            Lucas quis mostrar para sua comunidade que a espera do povo pela libertação vale a pena. Mesmo diante da angústia de não conseguir a transformação pela soberba dos dominadores, o povo deve continuar com a chama acesa clareando um ponto a ser seguido, pois, não tardará a recompensa. A esterilidade de Isabel  é a mesma humilhação do povo de Israel: pobre, descrente, sem direitos, manipulados, atordoados pela escravidão do trabalho. O contexto político narrado pelo evangelista marca a opressão do re Herodes Magno (37 a.C. – 4 d.C). Este, por sua vez, governava a Judéia, Samaria, Idumésia e Galiléia. Herodes centralizava a política, a economia, a cultura e a religião no templo através dos sacerdotes. Portanto, o povo ainda esperava uma luz no fim do túnel para sair da situação humilhante.
            Tanto que a narrativa do Evangelho inicia no templo e termina no templo. O templo era lugar sagrado para agradecer e fazer pedido para dias melhores. Também no templo se dava a alienação do povo ao ser bombardeado pelas idéias de obediência ao rei, pois, representa o Supremo Senhor na terra. Crentes de que suas preces seriam atendidas o povo aglomerava na porta do templo na espera da saída dos sacerdotes. Neste dia, esperava ansioso a saída de Zacarias, pois tinha sido sorteado para oferecer incenso. Contudo, ficaram surpresos ao vê-lo saindo mudo. Sabiam que Zacarias tinha visto algo diferente: seria o sinal de que estava próxima a libertação?
            Todavia, Zacarias pôde sentir a presença do Senhor na pessoa espiritual do anjo Gabriel. A mensagem trazida pelo anjo transcende o aspecto visual do crer. Ou seja, da família de Zacarias e Isabel nasceria o enviado do Senhor com a promessa de converter os corações do homem, num coração acolhedor, mais humano e comprometido no projeto de transformação social. João Batista que significa “Javé tem piedade”  receberá o Espírito Santo para realizar a incumbência profética: proclamar a conversão, “reconduzindo muitos  do povo de Israel ao Senhor seu Deus”. O caminho para chegar a conversão só depende do próprio sujeito: abraçar a causa do Evangelho e acreditar no Senhor que enviará seu filho amado para completar a pregação de João. João divulgava o novo Reino e oferecia o batismo para redimir dos pecados, mas depois dele viria alguém que iria batizar além da água, com o Espírito Santo e com o fogo. Ao ser batizado no Espírito passaria a fazer parte da mesma Aliança prometida pelos patriarcas do passado.
            Portanto, Deus preparou o mensageiro para dar vazão para a vinda de Jesus. Este mesmo Deus pede incansavelmente que sejamos um profeta anunciador. Não precisamos mais falar da vindo do Senhor como Messias, pois ele já veio, resta-nos preparar para o dia do julgamento, isto é, para encontro com o Pai. Sabemos que a cada dia, pelas ações, nos condenamos ou creditamos diante do Reino da Salvação. O livro dos ensinamentos continua ao nosso alcance, basta-nos ler e seguir as orientações. Exemplos de povo do passado que sofreram pela discórdia de não aceitar o Messias, temos muito, agora, devemos rever o projeto de vida que estamos construindo para solidificar a presença de Deus. Não precisamos ser castigados como aconteceu com Zacarias, o que precisamos é enxergar o caminho de uma igreja que nos liberta do pecado e do mal que corrói as vicissitudes dos cristãos. O convite foi feito por Deus: somos a igreja que procuramos igrejas que liberta. Amém.
Boa Semana do Natal! Seja Feliz. Abraços, Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário