BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de dez. de 2011

“Ele será um sinal de contradição” Rita Leite




Quinta-Feira 29 de dezembro
Evangelho Lucas 2, 22-35

Jesus é levado ao templo e apresentado por seus pais Maria e José para que seja cumprida a lei. Simeão vê no menino um sinal de contradição. Simeão representa os pobres que esperavam a libertação do poder que mata. Ele esperava o cumprimento da promessa de Deus. Depois de ter visto que a salvação chegou para Israel, Simeão louva a Deus porque seus olhos contemplaram o Messias por ele tão esperado.  O menino vai crescer e vai mostrar ao mundo que a lei se não for fundamentada no amor torna o homem escravo. Vai denunciar a lei que causa tantas exclusões e sofrimento.
Em Jesus temos uma nova lei. A lei que deverá ser cumprida é a lei do amor.
Jesus liberta-se da lei que escraviza e exclui e passa a proclamar que o amor e a vida devem ser referencias fundamentais no projeto de Deus. Seus seguidores devem assumir esta mesma postura a de ser fiel à vida e a vivencia do amor fraterno. Jesus é a luz que ilumina todas as nações.
 Deixemos esta luz penetrar nosso interior e dissipar todas as trevas. Iluminados pela luz de Cristo sejamos reflexos desta luz divina para iluminar e dar continuidade ao projeto de Jesus.
João nos diz em sua carta que o critério para se saber se estamos com Jesus é este: “quem diz que permanece nele deve também proceder como ele procedeu”. Quem está em Deus deve refletir esta luz que é Jesus para o mundo. Deve levar esta luz onde existem trevas do ódio, da solidão, do desespero. Quem ama a Deus caminha na luz de Cristo e assume uma pratica semelhante à dele. Jesus é o sinal de contradição, é julgamento para os poderosos que oprime o povo é libertação para os pobres e oprimidos que esperam e lutam pela vida plena.
Como Simeão também queremos dizer: Meus olhos viram a tua salvação, que preparastes diante de todos os povos, luz que ilumina as nações e gloria do teu povo Israel.
Em Cristo
Rita Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário