"BEM AVENTURADA AQUELA QUE ACREDITOU"...Olívia Coutinho
Dia 21 de Dezembro de 2011
Evangelho de Lc1,39-45
Às vésperas do Natal, o nosso coração canta, canta de alegria, canta a canção da gratidão, da certeza de um novo tempo! É momento de nos apresentarmos a Deus, já fizemos uma caminhada com o firme propósito de dar a Ele Neste Natal,, o nosso "Sim" de fidelidade a sua proposta de vida e de santidade, como fez Maria, logo após saber que dela, nasceria o salvador!
Com a revelação do Anjo sobre a sua gravidez e a gravidez de sua prima Isabel, já de idade avançada, Maria renuncia a todos os seus projetos pessoas, para se entregar por inteira a vontade de Deus!
Ao se colocar como serva do senhor, ela não hesitou em dirigir-se apressadamente, até a casa de Isabel, que morava bem distante e que certamente necessitaria de maiores cuidados.
Com este gesto de amor e doação, Maria nos deixa um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor, é mais do que sentimento: o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades.
A liturgia de hoje nos apresenta o mais belo encontro de amor: o encontro de duas grandes mulheres, que transmitem vida a outra vida, contribuindo assim, para que o encontro entre o Divino e o humano se realize! Uma se alegra com a alegria da outra e juntas, Maria e Izabel, agradecem a Deus pelo dom da fecundidade!
A narração nos deixa claro o poder infinito de Deus: para Deus, nada é impossível!
Ao se colocar a caminho, subindo montanhas, levando Jesus em seu ventre sagrado, Maria torna-se a primeira discípula de Jesus!
O relato nos mostra também o encontro de duas crianças que estavam sendo geradas no ventre destas duas mulheres distintas: no ventre da jovenzinha Maria, crescia Jesus, o Salvador do mundo, "Àquele que mais tarde daria a sua vida para nos resgatar! E no ventre, antes estéril, de Isabel, crescia o menino que pulou de alegria, ao sentir a presença de Jesus: João Batista o grande profeta, o precursor, aquele que iria preparar o caminho para a entrada de Jesus na história da salvação.
Maria, a serva do Senhor, participou da historia da libertação da humanidade ao se entregar totalmente a serviço de Deus! Enfrentou todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado com uma espada de dor, ela se manteve de pé, aos pés da cruz!
O papel desempenhado por Maria na encarnação, na morte e na Ressurreição de Jesus, nos deixa um grande exemplo de mulher forte, que ama, que não se deixa abater diante do sofrimento, porque confia no poder grandioso de Deus!
Deus cativou Maria e ela se deixou cativar!
Com Maria, aprendemos a dar passos ao encontro do outro e a buscar o seu Filho Jesus!
Ave Maria cheia de graça...
DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário