BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de dez. de 2011

“Jesus expulsa o demônio do homem no Templo ” – Claudinei M. Oliveira




Terça – feira, 10 de Janeiro de 2012
Evangelho:  Mc 1, 21b-28

            Era sábado, dia sagrado para os judeus. Este dia era reservado para ir ao Templo e louvar o Senhor com ternura. Entretanto, não era permitido pela Lei judaica de trabalhar, fazer cura ou qualquer movimento que demonstrasse serviço. Jesus quebra a tradição  no templo e com autoridade expulsa demônios que atormenta um homem.
Na verdade o evangelista Marcos está refletindo para sua comunidade a força contra o mal envolto da fé. Nas reflexões de Marcos a luta contra os demônios, diabos, satanás e coisa do mal está em evidência. São personagens que representam o aniquilamento social e o atraso do bem-viver do povo. O homem possuído pelo demônio estava no templo. Não era para o mal fazer parte daquela estrutura. No templo esperam-se pessoas contritas com Deus. Já o demônio não pode estar lá no meio do povo. Mas além de estar no templo, possuía uma pessoa para enfrentar Jesus. 
            As pregações de Jesus carregavam desejo de libertação. Não poderia o homem viver na desolação e na morte. Os doutores da Lei falavam bonito, mas não convergia em palavras de ação concreta para desalienar o povo. Suas palavras ecoavam o nome do Senhor, mas suas práticas não valiam para abençoar e renovar os caminhos do servo de Deus. Contudo, Jesus falava como os doutores, mas com um diferencial: Jesus pregava com a convecção de que os olhos dos cegos enxergassem,  os ouvidos dos surdos ouvissem e os coxos andassem retamente. Jesus não enganava ninguém, ele queria o bem e liberdade para todos.
            Quantos são os doutores que hoje falam bonito, têm boa retórica e falam em nome de Deus. São os lobos cobertos com peles de cordeiros que aproveitam da simplicidade do povo para extorqui-lo. Aliena-se para ter o controle maciço nas mãos com intuito próprio. São os aproveitadores da singeleza de uma legião que acredita por saber falar bem. Estes doutores da Lei não estão distante do homem,  estão dentro das igrejas, nas associações, nas escolas, nos clubes e na política partidária. São  demônios apossando-se dos bens do povo para manter os privilégios a custa do trabalho árduo dos pobres.
            Foram estes demônios que Jesus expulsou do homem possuído.  Jesus exigiu que saísse do homem e o deixasse em paz. Encontrou resistência, mas com a severidade e com a missão do livramento, o demônio foi-se embora. Todos admiraram. Como pode um homem ter tanto poder que até o demônio obedeceu? Olha que o demônio sabia bem quem era Jesus e chegou a afirmar que era Filho de Deus, vindo de Nazaré.  Sem  sombra de dúvidas, Jesus veio de Nazaré para dar oportunidade para aqueles que encontravam-se rejeitado!
            Portanto, o espírito mal tenta manter o controle do poder a qualquer custo. Para conservar a hegemonia popular afirma até conhecer e ser amigo de Deus. Todo cuidado é pouco para não cair na armadilha. Mas com a força no poder de que somente em Deus pode-se encontrar o alimento para fortificar contra o mal, nada apossará do filho destemido de Deus. A coragem de enfrentar o mal deve perfazer com destreza  o ser espiritual do homem que agarrou o Cristo com determinação e levou a libertação do mal. Amém!
Felicidades. Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário