Terça-Feira 27 de dezembro
Evangelho João 20, 2-8
Hoje a igreja comemora São João evangelista. João que seguiu Jesus até a cruz esteve ao seu lado em todos os momentos nos deixou seu testemunho de amor e fé no ressuscitado. Na primeira carta de João ele nos diz: "Caríssimos o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da palavra da vida – de fato, a vida manifestou-se e nós a vimos e somos testemunhas, e vos anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós".
Com estas palavras refletiremos a liturgia de hoje estando ainda nesta alegria do natal do senhor. João vem nos dá o testemunho de que a palavra de Deus se fez humano, nasceu viveu morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna. João teve sua profunda experiência com Jesus ressuscitado, quando soube por Maria Madalena que Jesus não estava mais no tumulo correu até lá entrou, viu e creu. Assim João deixava para nós a certeza que Jesus está vivo e no meio de nós. Não precisamos ver o Cristo ressuscitado, a fé nos transmitida pelos apóstolos nos dá esta certeza. Esta é a fé que deles recebemos e nela cremos firmemente.
Quem ainda deseja ter visões do ressuscitado para crer, nunca o encontrará, porque Jesus está no próximo, na eucaristia e no próprio Evangelho. A palavra de Deus anunciada já o deixa perceber que Jesus está vivo e se faz presente em nosso meio em todas as situações em que vivemos.
João diz que escreveu estas coisas para que nossa alegria seja completa, quem entende e confia no evangelho sabe que deve ser também um anunciador desta boa notícia. Assim como o anjo anunciou que nasceu para nós um salvador que Cristo o senhor, também precisamos anunciar isto com muita fé: nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado para nossa salvação. Jesus está no meio de nós tomemos posse desta graça e façamos de nossas vidas um eterno natal.
Em Cristo
Rita Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário