No evangelho de hoje Mateus quer afirmar que Jesus tem o poder de perdoar os pecados. A cura do paralítico comprova esse poder. Além de ter o poder de perdoar os pecados, Jesus demonstra que tem um poder mais forte, que é aquele de penetrar os pensamentos dos escribas, sem que alguém lhe contasse, e disse-lhes: Por que pensais mal em vossos corações?
“O que é mais fácil dizer: “os teus pecados estão perdoados”, ou dizer: “Levanta-te e anda”? Ao curar o paralítico com essas palavras Jesus nos revela que o pecado nos paralisa, aprisiona e nos tira a liberdade interior.
O texto nos mostra também que Jesus, possui um conhecimento sobre-humano, sobrenatural, doado-lhe pelo Espírito Santo. Em outros momentos Jesus dirá: Vocês vêem as aparências. Eu vejo o coração. Este conhecimento sobrenatural de Jesus demonstra que Ele tem também uma dignidade única e que justifica o seu poder também único, aquele de perdoar os pecados.
Assim Jesus foi direto à raiz da paralisia humana, o pecado, que tolhe a vida da pessoa, impedindo-a de caminhar por si mesma. Quantas vezes nós nos sentimos presos , acorrentados , aos sentimentos de ódio, de medo, revolta, ressentimento, idéia de vingança, precisando de alguém que nos ajude! O pecado é tudo que nos afasta da fonte do Amor de Deus.
O pecado é o desamor, é a falta da graça de Deus e, somente quando em nós essa graça é restituída, nós nos sentiremos verdadeiramente livres. A cura do paralítico nos traz como exemplo a solidariedade dos amigos que o apresentaram a Jesus.
Algumas vezes nós podemos ser o paralítico, outras vezes nós somos um dos amigos do paralítico quando nós ajudamos alguém a encontrar Jesus. O Senhor quer tirar de nós a mentalidade de sempre querer receber e nada oferecer. Ele nos cura, mas nos manda também levantar e tomar a nossa cama, isto é a nossa vida e dar testemunho na nossa casa colocando-nos à disposição da edificação do Seu reino na nossa casa.Ele não nos quer acomodados na mesmice, mas ousados e cheios de fé.
A ação de Jesus recriava o ser humano a partir de seu interior, atingindo os níveis mais profundos, ali onde se processa a comunhão entre a criatura e o Criador. A cura acontece de dentro para fora.
Quando o exterior é curado, é porque o interior já deve ter sido totalmente refeito.A cura do paralítico foi possível por causa de sua confiança inabalável em Jesus. Esta é a fé que se exige de quem pretende ser curado por ele. Mas, a partir de dentro!
Meu irmão,minha irmã,hoje mais uma vez convido-te a refletir: Você alguma vez se sentiu também paralisado pelo pecado?Você já recebeu ajuda de alguém que levou você para receber o perdão de Deus?Você tem ajudado às pessoas que estão doentes, paralisados pela vida? Você é uma pessoa acomodada nos mesmos vícios, nos mesmos pecados ou erros ?Você tem dado testemunho de Jesus na sua casa?
Amém
Abraço carinhoso de
MARIA REGINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário