BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de jun. de 2010

NÃO ENFRENTE OS MALVADOS

14 - Segunda-feira.

(Mateus, 5, 83-42)

O Mandamento do amor fraterno.

“Olho por olho e dente por dente”, Jesus cita a antiga Lei, que gerava vingança, violência, ou seja, se alguém cometia um crime, ele teria que sofrer a mesma violência que fez o outro passar, isso só aumenta tanto a vontade de vingar-se como aumenta também a violência. Assim, a Lei era interpretado pelos fariseus e escribas. Logo em seguida Jesus diz: “Eu, porém vos digo: não enfrenteis quem é malvado.” E quando ele diz também que se alguém te der um tapa na face direito, oferece-lhe também a esquerda, acho que devemos entender como Cristão, que Jesus quer dizer que devemos mostrar uma atitude diferente de quem agrediu, se alguém é violento, mostre a ele que você é diferente, que usará de violência, mas que perdoará aquela agressão sofrida.

Sabemos que isso não é fácil, é muito difícil sofrer uma violência, e não sentir vontade de retribuir, de vingar-se. Quanto estrago a vingança causa na vida das pessoas! Será que a vingança, depois de consumada, trás felicidade a alguém? Vinguei-me agora estou satisfeito, lavei minha honra...

Eu penso que não, acredito que deve deixar um sentimento de vazio muito grande. Mesmo desejando que a pessoa seja castiga pelo que fez, não devemos causar o sofrimento a essa pessoa. Jesus no ensina mais uma vez o perdão, condena a lei do “olho por olho e dente por dente.” Na carta aos Romanos, Paulo diz: “Não paguem a ninguém o mal com o mal; a preocupação de vocês seja fazer o bem a todos os homens. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem”. (Rm 12,17.21). Feliz os mansos de coração, retribuir com o bem que nos causou algum mal, com certeza fará a pessoa refletir sobre a sua atitude, talvez até sinta arrependimento, vergonha pelo mal que causou e desperte nela sentimentos que a façam mudar, pedir perdão. Não reagir as agressões, ou a qualquer maldade, não faz de ninguém um covarde.

Se desejamos um mundo melhor, mais justo e fraterno, devemos imitar as atitudes de Jesus, seguir seus ensinamentos, ter em nosso coração a misericórdia, o amor, o perdão ao próximo que nos fará esquecer qualquer desejo de vingança. E com sinceridade, agir com bondade, não virando as costas para alguém que despertou em nós a vontade, o desejo de vingar-se.

Um abraço a todos.

Elian.

Oração
Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal, e agir conforme o ensinamento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário