BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jun. de 2010

Vós deveis rezar assim.

17-QUINTA

Evangelho - Mt 6,7-15


Neste Evangelho, Jesus nos dá o grande presente, a oração do Pai Nosso. Terminada a oração, ele retorna à necessidade que temos perdoar os outros, mostrando a importância que tem o perdão ao próximo, na vida cristã.

Jesus começa pedindo-nos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras”. O destaque da frase está nas palavras “por força”. No terço, por exemplo, nós repetimos a Ave Maria, mas não pensamos que é por força da repetição que seremos atendidos. Repetimos para nos interiorizar, para acalmar a nossa fantasia e nos voltarmos para Deus, tendo como modelo e intercessora Maria Santíssima.

A primeira palavra da oração é fundamental: “Pai”. Como é gratificante saber que Deus é nosso Pai! Esse criador de tudo, que mantém na existência cada coisa do mundo, é nosso Pai.

Três vezes Jesus fala que o Pai está “nos céus”. Céu, no singular, significa a nossa morada futura, com Deus, os anjos e os santos. No plural significa o universo: a terra, o Céu, o firmamento e o mundo inteiro, visível e invisível. Deus está em toda parte, portanto está aí ao seu lado, como Pai.

“Santificado seja o teu nome.” O segundo mandamento diz: “Não tomar o nome de Deus em vão”. Quanta gente pronuncia a palavra Deus sem nenhum respeito, até em piadas! A Bíblia toda nos alerta sobre isto: Deus é santo e precisa ser respeitado.

“Venha o teu Reino.” Rezando assim, nós nos comprometemos a colaborar para que o Reino de Deus se consolide e cresça no mundo.

“Seja feita a tua vontade.” Esta é única coisa importante na nossa vida: fazer a vontade de Deus, a cada dia, a cada momento, na alegria e na tristeza.

Ao pedir o pão, Jesus destaca que é para hoje, o que significa que não devemos acumular pão para daqui a dez anos. Algum dia faltou o pão para você? Não! Portanto, não se preocupe exageradamente com isso, e partilhe o que você tem com os necessitados.

“Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos.” O nosso perdão deve ser total, pois é assim que queremos que Deus nos perdoe. Não perdoando alguém, estamos implicitamente, ao rezar o Pai Nosso, pedindo a Deus que não nos perdoe. Cruz credo!

“Não nos deixes cair em tentação.” Tentação sempre vem, pois estamos na Igreja militante, isto é, a Igreja da luta. O importante é não cair nelas. E, como somos mais fracos que os “lobos” que estão ao redor de nós, precisamos buscar a ajuda de Deus. A ovelha não pode afastar-se do pastor. E Cristo hoje está presente na sua Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. Na Comunidade, um apóia o outro, e temos os sacramentos, a Sagrada Escritura, a oração constante e principalmente a caridade, que afasta as tentações.

Certa vez, dois loucos, o João e o Pedro, resolveram fugir do manicômio. Acontece que eles tinham de pular sete muros altos. “Isso nós conseguimos”, disseram um ao outro. E começaram. Quando terminaram de pular o segundo muro, o João disse: “Pedro, você está cansado?” “Não”, respondeu o Pedro. “Então vamos continuar”, falou o João. Pularam o terceiro e o quarto muro. O João perguntou de novo: “Pedro, você está cansado?” “Não.” “então vamos continuar.” Quando terminaram de pular o sexto muro, o João perguntou: “Pedro, você está cansado?” “Estou”, respondeu o Pedro. “Então vamos voltar”, decidiu o João. E pularam de volta os seis muros novamente, ao invés de pular apenas um que faltava!

E assim, por causa de um muro, os dois perderam a oportunidade de alcançar a liberdade e deixar de ser loucos. Quem abandona um curso no último ano, a não ser devido a algo muito especial, comete essa loucura. Quem abandona o casamento, idem. A liberdade e a felicidade exigem perseverança, exige continuar a luta até o fim. “Quem põe a mão no arado e volta para trás, não é digno de mim.”

A oração é uma porta aberta ao infinito, ela nos trás a graça da perseverança, entre tantas outras graças.

“Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus!”

Vós deveis rezar assim.

Contribuição de Vera Lucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário