BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de jun. de 2010

QUE TUA ESMOLA FIQUE OCULTA.



Deus vê o nosso coração e as intenções que nele habitam, os homens vêem somente as aparências.
Neste Evangelho, Jesus nos orienta quanto às nossas ações espirituais: a esmola, a oração e o jejum. São atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. Fazer para aparecer é não fazer por amor.
Deus vê o coração e a recompensa nos será dada por Ele se agirmos por amor a Ele; se fizermos com o intuito de ser visto pelos homens, teremos a recompensa dos homens, criaturas limitadas e que julgam pelas aparências.
Portanto, o jejum, a oração e a esmola são exercícios que edificam mais a nós próprios do que aos outros porque são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. Deus nos conhece por inteiro e sabe de todos os motivos pelos quais nós agimos.
Jesus nos adverte de que o modo como que nós praticamos as nossas ações é mais importante do que a própria obra. Por três vezes, nesse Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”. Não adiantará nada para nós o bem que nós fazemos somente para aparecer.
Por isso, Ele nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”. O fato de ser visto, admirado, elogiado, afagado é uma necessidade da nossa carne fraca e, por isso, se não estivermos atentos, nós ficamos sempre esperando elogios, aplausos e nos entristecemos quando fazemos alguma coisa e as pessoas não vêm nos dar parabéns e afagar o nosso ego.
Porém, quando nos deixamos recompensar somente por Deus que está escondido no profundo do nosso ser, as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, têm um perfume agradável a Deus e receberemos a Sua recompensa.
A esmola que nós damos deverá ser colocada nas mãos do Senhor, por amor a Ele. Nada é nosso, o Senhor é o doador de tudo. A nossa oração deverá ser feita na intimidade com Ele que conhece a intenção pela qual nós oramos.
Devemos sempre ser assíduos à oração e à meditação. Se disser que já fazes. Isso é um enorme consolo para um Pai que te ama como Ele te ama! Continua, pois, a progredir nesse exercício de amor a Deus. Dá todos os dias um passo: de noite, à suave luz da lamparina, entre as fraquezas e na secura de espírito; ou de dia, na alegria e na luminosidade que deslumbra a alma.


Assim, a nossa oração terá valor, irá nos amadurecer e nos fazer dar frutos. O jejum que nós praticamos deverá ser ofertado ao Senhor por amor e como um sacrifício de louvor a Ele. Deus sonda o nosso coração e nos dará a recompensa se agirmos por amor a Ele; Tudo o que fizermos de coração terá a sua recompensa e não cabe a nós propagar e alardear, porque assim fazendo, a recompensa nós a recebemos das outras pessoas e não de Deus.

Caríssimos irmãos e irmãs, permaneçam na presença de Deus com o simples fato de manifestar a nossa vontade de nos reconhecermos como seus servidores é um excelente exercício espiritual, que nos faz progredir no caminho da perfeição.Quando você estiver unido a Deus pela oração, examina quem és verdadeiramente; fala com Ele, se conseguires; se te for impossível, detém-te, permanece diante dele. Em nada mais te empenhes como nisso.

Para concluir vamos refletir: O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens?Você se considera uma pessoa vaidosa pelas boas ações?Quando você faz alguma boa ação você se preocupa em que todos saibam?Qual é a sua atitude quando você esta jejuando?Você gosta de provocar elogios?As pessoas costumam elogiar você? E quando isso acontece, como você se sente?
Amém.
Abraço carinhoso de
MARIA REGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário