BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de jun. de 2010

ENCONTRAR A OVELHA PERDIDA


“Vós, pois, ó ovelhas minhas ,ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o SENHOR Deus.”

Nesta parábola encontramos a revelação clara do misericordioso amor de Deus para com aqueles que se desviam. Deus não os abandona na miséria. Está cheio de amor e terna compaixão para com todos os que estão expostos às tentações do astucioso

inimigo.

Ao encontrar a ovelha perdida, o pastor suspende-a aos ombros, e volta cheio de regozijo. Não volta murmurando e censurando a pobre ovelha perdida por haver-lhe causado tanta dificuldade; pelo contrário, com júbilo ela é carregada.”

Tal como a ovelha, o homem não tem força em si mesmo.O pecado consumiu-lhe o vigor moral e espiritual. Não pode por si mesmo sair do abismo do pecado - depende inteiramente do Bom Pastor. Disse Jesus: “Sem mim nada podeis fazer”.

Diferente de outros animais, a ovelha que se encontra perdida, precisa ser buscada e orientada para retornar ao aprisco. Há uma lição aqui: Da mesma forma, toda a alma que se encontra longe da Casa Paterna, necessita de busca e da orientação divina para voltar ao aprisco. Jesus afirmou: “Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.

E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”. Assim como a ovelha indefesa, o pecador necessita da presença e do poder divino para defender-se dos ataques do inimigo. O diabo é representado “como leão que ruge procurando alguém para devorar.” Quando a alma se encontra no esconderijo de Deus, ali há segurança e proteção.

Uma das necessidades da ovelha que está perdida é descansar, para isto ela precisa de um lugar limpo, onde não haja nada que a incomode. A alma que se encontra longe de Deus carrega o fardo terrível do pecado, até não mais poder voltar para casa,necessita descansar das torturas que o pecado lhe causou.

É neste momento que aparece o Pastor das Ovelhas oferecendo descanso e paz fazendo o solene convite: “Vinde a mim,todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

No estudo da parábola da ovelha perdida extraímos lições espirituais que devem ser bem compreendidas. Uma verdade básica que todos devem reconhecer é: Os homens são propriedade de Deus, foram criados e comprados por Ele. “Vós, pois, ó ovelhas minhas,ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o SENHOR Deus.”

Estas almas que vós desprezais, dizia Jesus, são propriedade de Deus. Pertencem-Lhe pela criação e redenção, e a Seus olhos são de grande valor. Assim como o pastor ama as ovelhas e não pode sossegar enquanto uma única lhe falta, também Deus, em grau infinitamente mais alto, ama todo perdido....Nenhuma das ovelhas extraviadas do redil de Deus é desprezada, nem abandonada sem socorro. Cristo salvará a cada um que se queira deixar redimir do abismo da corrupção e dos espinheiros do pecado.”

Ele veio mostrar que Seu dom de misericórdia e amor é tão ilimitado como o ar, a luz ou a chuva que refrigera a Terra. Seu amor é tão vasto, tão profundo, tão pleno,que tudo penetra.” Para resgatar o homem das mãos de Satanás, o Filho de Deus desceu a este mundo, tomou a forma humana, e identificou-se com as fraquezas do homem. “Sabeis a altura de que Ele desceu, a profundeza de humilhação a que Se sujeitou; Seus pés caminharam na senda do sacrifício, e não se apartaram dela até que deu Sua vida.

Para Ele não houve descanso entre o trono do Céu e a cruz. Seu amor pelo homem levou-O aceitar todas as indignidades e a suportar todos os abusos.” )Ele conhece todas as ansiedades da alma, suas lutas, fraquezas e derrotas. E como o Bom Pastor, chegou ao ponto de entregar a vida pelas Suas ovelhas. “Eu sou o bom pastor,” disse Jesus, “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”

Cristo salvará a cada um que se queira deixar redimir do abismo da corrupção e dos espinheiros do pecado. Alma abatida, anime-se, embora tendo procedido impiamente. Não pense que Deus talvez lhe perdoe as transgressões e permita ir à Sua presença. Deus deu o primeiro passo. Enquanto você estava em rebelião contra Ele, saiu a sua procura. Com o terno coração de Pastor, deixou as noventa e nove e foi ao deserto para buscar a que se perdera.”

Amém.

Abraço carinhoso

Profª MARIA REGINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário