11 de junho de 2010 - sexta-feira
Reflexão – evangelho de Lucas 15, 3-7
“Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!”
Jesus se aproximava, tocava, ouvia, falava, acolhia, sentava e comia com os pecadores, com os publicanos. Para os escribas e os fariseus isso era um escândalo. E Jesus conta a eles a parábola da ovelha perdida, revelando a eles todo amor e misericórdia de Deus, que procura e vai em busca do pecador, para que se converta.
Percebemos o carinho e a felicidade do Pastor ao encontrar a ovelha, que se perdeu do rebanho. Ele deixa noventa e nove ovelhas, para ir em busca daquele que se afastou e se perdeu. Quando encontra a ovelha, ele a coloca no ombro, volta para casa, reúne os vizinhos, amigos, e diz para se alegrem com ele, a ovelha perdida foi encontrada, voltou para casa. O Pastor não recrimina, repreende ou abandona a ovelha porque se perdeu do rebanho, feliz por tê-la reencontrado, ela cuida e a trás de volta para casa.
Assim como a ovelha perdida, nos também precisamos ser resgatados, quando por nossas fraquezas e pecados nos afastamos de Deus. E não temos mais coragem, força ou animo para volta pra casa, nesse momento ouçamos Jesus dizer: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados, ... Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração eu vos aliviarei, eu vos consolarei”. Ele não descansará enquanto um de nós não for resgatado, convertido, mas para isso que aconteça é necessário querer sair do pecado. A parábola de hoje mostra toda ternura, o amor e a misericórdia de Deus pelo pecador, não excluindo nenhum homem ou mulher. Quando estamos perdidos, longe de Deus, estamos inseguros, desprotegidos, desorientados, sozinhos, com dificuldade para retornar. Cristo nos reencontra, nos socorre, e nos defende de todos mal, este é projeto de salvação de Deus para todos. E todos nós cristão comprometidos como o projeto de Deus, devemos ir em busca daquele que se perdeu, que se encontra no pecado, que está afastado, e com o mesmo carinho, ternura e amor do bom Pastor, trazê-lo de volta.
Hoje, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a maior manifestação do amor de Deus por cada um de nós. Um coração que acolhe a todos sem distinção, um coração que não faz outra coisa a não ser amar.
Um abraço a todos.
Elian
Nenhum comentário:
Postar um comentário