BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jun. de 2010

Tu viestes aqui para nos atormentar antes do tempo?

Quarta-feira, 30 de junho de 2010

13ª Semana do Tempo Comum

Santos Protomártires da Igreja de Roma (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Basílides (mártir), Bertrando (bispo), Caio (presbítero), Clotsinde (abadessa), Emiliana (mártir), Erentrudes (abadessa), Leão (subdiácono), Lucina de Roma (mártir), Marcial de Limoges (bispo), Ostiano (presbítero), Pedro Toussaint (leigo), Teobaldo (eremita).

Primeira leitura: Amós 5, 14-15.21-24
Livra-me da balbúrdia dos teus cantos; que a justiça seja abundante como água.
Salmo responsorial: 49, 7.8-9.10-11.12-13.16bc
A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Evangelho: Mateus 8, 28-34
Tu viestes aqui para nos atormentar antes do tempo?

Este texto, se observado nos seus pormenores, é complicado. Jesus sabe que aquele caminho é perigoso, era lugar de assaltantes e ladrões, gente má que se aproveitava dos viajantes que transitavam pelo lugar. Dois desses homens saem ao seu encontro, enfrentam-no, mas se dão conta de que Jesus não os teme; fala a eles e os convida a mudar de vida e isso os desconcerta e os perturba.

Eles não podem assustá-lo, pela presença dos demônios, dos maus pensamentos que habitam neles, pedem então a Jesus permissão para ir aos porcos, que logo se lançam pelo precipício e se afogam. Segundo a Lei dos judeus, os porcos eram animais impuros, impróprios para a alimentação. Sendo um animal impuro, contaminava a quem dele se alimentasse.

Com isso entendemos o motivo pelo qual o malvado pede para entrar no “malvado” e este cai do precipício até as águas onde, segundo a crença, habitava o mal, nas águas de baixo. E por que as pessoas pedem a Jesus que deixe a região? Provavelmente porque não seguiam a crença e costumes dos judeus, por viverem da criação e venda dos porcos, mesmo admirando Jesus, preferiram seu próprio negócio.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário