BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jun. de 2010

JESUS SEMEAVA A PALAVRA NA LÍNGUA DO POVO

21 DE JULHO

Evangelho - Mt 13,1-9

Jesus explicava a boa notícia em parábolas pelos seguintes motivos: Primeiro porque Ele estava diante de pessoas que não tinham tido a oportunidade de estudar. E se Ele falasse com palavras bonitas porém difíceis, isto é, palavras desconhecidas para aquela gente, de nada adiantaria o seu belo discurso. Eu já tive um professor muito famoso, que falava, e falava e não dizia nada. O nome da matéria dele era Filosofia Geral. Os alunos mudaram o nome para Enrolação Geral. Nos dias de prova era um Deus nos acuda. O que estudar? O que escrever como respostas? Sabemos que nem sempre aqueles que falam bonito sabem o que estão falando. E o pior, falam e não dizem nada. Que tristeza. E ainda pensam que estão agradando! A platéia por educação, não reclama de nada. Principalmente quando se trata do chefe, ou de um professor que é peixinho do Heitor da Faculdade.

Precisamos semear a palavra de Deus na linguagem da platéia. Se estou falando para os franceses, não posso me expressar em alemão. Eles não vão entender nada. Se falo para os humildes, os pobres, tenho que falar na sua linguagem, baseando-me nas suas experiências de vida. Jamais eu poderia exemplificar minha fala, usando experiências vividas em uma mega festa de ricos em uma mansão. Iria causar frustração em uns e revoltas em outros.

Jesus usava as experiências do dia-a-dia daquele povo sofrido. O povo agricultor que semeava, entende a mensagem de Jesus na parábola do semeador.

Em segundo lugar, Jesus se expressava usando a realidade vital dos ouvintes, porque a palavra de Deus não é para ser apenas gravada na nossa mente, mais principalmente é para ser vivida. De nada adianta eu saber muito sobre a palavra de Deus se eu não a vivo no meu dia-a-dia. É importante assimilar, porém é mais importante viver. Viver o que aprendi, entendi e principalmente o que eu prego, o que explico para as pessoas.

Jesus. Ajude-me a viver o que eu ensino para meus alunos, viver o que tento explicar na internet para o mundo. Obrigado.

Sal.

CONCLUSÃO:

Jesus começa a ensinar por meio de parábolas. Então perguntamos: o que de fato é necessário para que possamos entender as parábolas de Jesus? Para respondermos a esta pergunta, precisamos fazer outra: Por que Jesus ensina em parábolas? Respondendo a esta pergunta entendemos o significado da ação de Jesus em ensinar em parábolas. A parábola parte de uma situação da vida para mostrar os valores do Evangelho e isso nos mostra que os valores evangélicos são para serem vividos e não simplesmente entendidos. Portanto, não é quem teoriza a fé que entende as parábolas, mas quem vive a fé. O que é necessário para entender as parábolas de Jesus? A resposta é: unir a fé à vida.(CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário