BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de jun. de 2010

A Reconciliação com o Deus Pai.


O evangelho (Mt 9, 1-8) nos apresenta a reconciliação com Deus e com os irmãos na fé. O evangelista Mateus nos ajuda a perceber que o essencial dessa narrativa é o Perdão dos Pecados. O mestre da misericórdia comunicou aos seus discípulos seguidores o poder de perdoar os irmãos na comunidade eclesial. Pois ele conheceu o coração de seus seguidores e nos revelou que o grande desafio humano é perdoar o outro. “Haverá alegria nos céus entre os anjos de Deus, por um só pecador que se converta” (Lc 15, 10). O perdão dos pecados nos aproxima do coração amoroso do Pai, curando todas as enfermidades e possibilita a salvação integral da pessoa humana.

A Sagrada Escritura nos orienta que somos fracos e frágeis, que o pecado não nos deixa criar laços de solidariedade. Na tradição bíblica percebemos que os Rabinos ensinavam que uma pessoa “doente” não podia se restabelecer de sua enfermidade enquanto não lhe fossem perdoados de seus pecados. Jesus vendo a fé profunda de seus seguidores sentiu compaixão e disse: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados” ( Mt 9, 2).

Somos convidados a reconhecer que nossa falta de perdão, de tolerância, de amor fraterno e de unidade nos separa do amor de Deus. Porém, contamos com a graça e o poder restaurador do Deus da vida. Ele que fez brilhar sua luz em nossos corações, nos conceda a graça de reconhecer nossos pecados e a grandeza de sua misericórdia. Aproximemo-nos, cheios de confiança no Senhor, que não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva.

Na história de salvação percebemos que o pecado é a auto-suficiência diante do projeto de Deus, não aceitando como Deus Pai.

Para Cristo, o Filho de Deus vivo, o pecado é a fraqueza e engano que o homem comete, não o aceitando Ele e o seu programa de vida. Vê quantas vezes Jesus chama à vigilância e à oração. Até o Pai-Nosso e na hora da morte: “Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”. No Novo Testamento, o maior pecado é não aceitar Jesus Cristo e o seu programa de vida. Por isso, procuraram com intensidade destruir e acabar com o Messias. Mais a experiência da Ressurreição foi à grande vitória de Deus, em Cristo. “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem!”.

A grande novidade apresentada por Jesus Cristo, que proclama sem hesitar que a iniciativa do perdão parte de Deus e que o perdão é oferecido ao ser humano, sem condições algumas. Ele disse então, ao paralítico: “Levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa” (v. 6).

Os pecadores não estão em condições de encontrar Cristo por suas próprias forças, “precisam da ajuda de outros, que tendo já experimentado a força renovadora da sua palavra, mantêm uma fé inabalável nele. O paralítico, do qual nos fala o trecho do evangelho de hoje, não teria conseguido chegar até Jesus, se quatro dentre seus amigos não estivessem acompanhado. Temos nós a certeza de que as nossas doenças espirituais podem ser curadas pela voz do Mestre, voz que continua ecoando nas nossas comunidades?” Amém.

edileip@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário