24 de junho - quinta-feira
(Lucas 1,57-66.80)
A Igreja celebra hoje, o nascimento de João Batista, filho de Izabel, uma mulher com idade avançada, estéril e Zacarias, um ancião e sacerdote do Templo. Já no ventre da mãe, João Batista já era cheio do Espírito Santo de Deus. Ele preparará Israel para vinda do Messias, o Salvador tão esperado por aquele povo. Seu nascimento demonstra também a grande misericórdia de Deus com seus pais, um casal de idade avançada que não teve filhos, João Batista colocou fim aquela tristeza, e humilhação, naquele tempo sociedade era um castigo de Deus não ter filhos.
Pela tradição, João, o filho primogênito, deveria receber o nome de seu pai Zacarias, que era sacerdote do Templo. João deveria herdar do Pai do sacerdócio também. Quando o anjo anunciou a Zacarias, a gravidez de Isabel e que teria um filho, e chamaria João, ele não acreditou, duvidou e perdeu a fala. E ao concordar com o nome de João, Zacarias recupera a voz, louva a Deus, e rompe com tradição do Judaísmo, e o temor tomou conta de todos, pois queriam o menino que chamasse Zacarias. E pensam a respeito de João “O que virá ser este menino?” Já ao nascer João prenuncia mudanças que estarão por vir.
Era tradição o filho de um sacerdote, ser sacerdote no Templo de Nazaré, e João rompe também essa tradição, será o profeta que fará seu anuncio no deserto, longe da cidade e de todo conforto que a cidade proporciona, ficará entre os marginalizados e os excluídos pelo próprio sistema religioso. “João Batista é o maior nascido de uma mulher”, disse Jesus, e nos é apresentado com o precursor de Cristo, aquele que anuncia que Jesus batizará no Espírito Santo e que anunciará um novo mundo de eternidade e imortalidade, onde reine o amor e a misericórdia, aquele que através de seu batismo nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, o caminho do Senhor que virá.
João Batista pulou no ventre de sua mãe, ao receber a visita de Maria mãe de Jesus. Que a humildade João Batista e de Maria, nos inspire para nos alegrarmos sempre com a presença de Jesus. Celebremos com alegria o nascimento da voz que clama no deserto, voz da coragem, da humildade, do desapego, a voz que cumpriu sua missão de denunciar, os poderosos, os opressores, os injustos. João Batista, a voz escolhida por Deus para anunciar seu Filho Jesus. A voz que defendeu a verdade.
Um abraço a todos.
Elian
Oração
Pai, toma-me sob a tua proteção e robustece-me com o teu Espírito, de modo que eu possa cumprir, com coragem e fidelidade, as tarefas do Reino que me são confiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário