BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de jun. de 2010

Tira primeiro a trave do teu próprio olho.

Segunda-feira, 21 de junho de 2010

12ª Semana do Tempo Comum

São Luís Gonzaga, Religioso (Memória).

Outros Santos do Dia: Agofredo de Saint-Leufroy (abade), Albino de Mainz (mártir), Ciríaco e Apolinário (mártires da África), Demétria de Roma (virgem, mártir), Engelmundo de Vebsen (abade), Eusébio de Samósata (bispo, mártir), Leufrido (abade de la Croix), Martinho de Tongres (bispo), Rodolfo de Bourges (monge, bispo), Raimundo de Barbastro (bispo), Rufino e Márcia (mártires de Siracusa), Terêncio de Icônio (bispo, mártir), Urcísceno de Pavia (bispo).

Primeira leitura: 2 Reis 17, 5-8.13-15a.18
O Senhor rejeitou Israel para longe de sua face restando apenas a tribo de Judá.
Salmo responsorial: 59, 3-5.11-13
Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!
Evangelho: Mateus 7, 1-5
Tira primeiro a trave do teu próprio olho.

As autoridades civis criticam os cidadãos; ouve-se críticas do governo atual em relação aos governos anteriores. As autoridades religiosas criticam os leigos, seus próprios irmãos, há criticas entre igrejas e outras religiões. E em geral todos somos muito rápidos na hora de falar de outros, criticamos os filhos, os pais, os irmãos, os vizinhos, os companheiros.

Como é fácil para nós emitir juízos contra os demais. Nos tempos modernos, assim como era nos tempos de Jesus, o ideal seria não ousar sequer abrir a boca para julgar duramente a outra pessoa, sem antes a pessoa ter-se revisado a si mesmo, ou ao menos ter-se colocado no lugar do outro antes de julgá-lo.

No momento que chegamos a entender com que facilidade passamos pela vida sendo hipócritas, como muito bem nos expõe o evangelho de hoje, deixaríamos imediatamente de criticar com facilidade as outras pessoas. A hipocrisia, presente nas autoridades de seu tempo, é o defeito mais duramente denunciado por Jesus, mas também o fez com seus próprios discípulos.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário