BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jun. de 2010

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.

Segunda-feira, 14 de junho de 2010

11ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Anastácio, Félix e Digna (monges, mártires), Cearan, o Devoto (abade de Bellach-Duin), Dogmael de Wales (monge), Elgar de Bardsey (eremita), Eliseu (profeta bíblico do Antigo Testamento), Etério de Viena (bispo), Geraldo de Fontenelle (monge, bispo de Evreux), José, o Hinógrafo (bispo de Tessalônica), Lotário de Séez (monge, bispo), Marciano de Siracusa (bispo, mártir), Marcos de Lucera (bispo), Metódio I de Constantinopla (bispo), Neemias de Arran (abade), Quintino de Rhodez (bispo), Salmódio de Limóges (eremita).

Primeira leitura: 1 Reis 21,1-16
Nabot foi apedrejado e morto.
Salmo responsorial: 5, 2-3.5-7
Atendei o meu gemido, ó Senhor.
Evangelho: Mateus 5,38-42
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.

A lei de Talião (AT) tentava equiparar o castigo com a ofensa ou dano recebido. Mas Jesus aperfeiçoa a lei, a verdadeira justiça não consiste somente em castigar ao que faz mal, mas também em corrigir, em educar e perdoar. Tampouco se trata de deixar que a maldade siga atuando no mundo, muito pelo contrário, a tarefa a realizar é tentar, com os melhores meios e atitudes, que aquele que se encontra no erro, compreenda, mude e emende sua vida.

A proposta de Jesus é construir um mundo novo, um ser humano novo, uma lei única que contenha e aperfeiçoe as demais: a lei do amor, que perdoa, aceita e se entrega, mas que também é clara, firme e não escraviza o ser humano, mas que o liberta.

A semente Divina, que habita no coração da humanidade inteira, torna possível seguir os passos de Jesus, que nunca foram tibieza e servidão, mas ação concreta e decidida em favor dos mais debilitados, e de quem necessita se sentir amado por Deus para mudar essa força poderosa, que, oculta, habita no ser humano, que não se compra, nem se vende, mas só pode ser presenteada e recebida.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário