BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jun. de 2010

Se queres, tu tens o poder de me purificar.

Sexta-feira, 25 de junho de 2010

12ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Adalberto de Egmond (monge), Eurósia de Jaca (virgem, mártir), Febrônia de Nisibis (virgem, mártir), Galicano de Embrun (bispo), Galicano de Ostia (mártir), Gotardo de Nantes (bispo) e Companheiros (mártires), Guilherme de Vercelli (abade), Máximo de Turim (bispo), Próspero de Aquitânia (leigo), Próspero de Reggio (bispo), Salomão da Bretanha (mártir), Sópatro ou Sosípatro (companheiro do Apóstolo Paulo, citado em At 20,4 e Rm 16,21).

Primeira leitura: 2 Reis 25, 1-12
Judá foi deportado para longe de seu país (2Rs 25,21).
Salmo responsorial: 136, 1-2.3.4-5.6
Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!
Evangelho: Mateus 8, 1-4
Se queres, tu tens o poder de me purificar.

O anúncio de Jesus é a manifestação do Reino no meio dos mais despossuídos. Neste relato o leproso se encontra fora da salvação por causa de sua impureza legal, o que já era escândalo para a os cumpridores da lei. Um outro contraste: Jesus desce do monte, lugar de manifestação predileta de Deus, lugar da lei e de Moisés.

Paradoxalmente, o leproso não se aproxima de Jesus lá no alto do monte, mas sim abaixo, no meio da grande multidão. Quando o leproso diz: “se queres, podes curar-me”, ele está dizendo: devolva minha condição de homem para que eu possa olhar, que eu possa sentir, que eu possa aproximar-me dos demais. Definitivamente, se quiseres, faze de mim uma nova pessoa.

É um texto maravilhoso, motivador. Deus não está acima, longe no monte, está com e no meio das pessoas. O enfermo pede que Jesus lhe inspire o desejo de mudar, infunda nele a convicção de seus direitos, enfim, pede porque reconhece em Jesus alguém especial. O mestre, ante aquele grito de compaixão, não resiste, solidariza-se com o leproso, concedendo-lhe o que pede, porque é isso que Deus quer.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário