BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jun. de 2010

Teu Pai te dará a recompensa.

Quarta-feira, 16 de junho de 2010

11ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Aureliano de Arles (bispo), Aureo (bispo de Mayence), Beno de Meissen (bispo), Cetino de Oran (bispo), Ciríaco e Julita, sua mãe (mártires de Tarso), Curigo de Wales (bispo), Ferréolo e Ferrúcio (presbíteros, mártires de Besançon), Lutgarda de Aywières (virgem), Similiano de Nantes (bispo), Simplício de Bourges (bispo), Tikon de Chipre (bispo).

Primeira leitura: 2 Reis 2,1.6-14
Num carro de fogo, Elias subiu ao céu.
Salmo responsorial: 30, 20-21.24
Fortalecei os corações, vós que ao Senhor confiais!
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18
Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Nos tempos de Jesus, a “pureza” significava ser preferido de Deus, o “estar puro” significava não estar contaminado com tudo o que a lei proibia. As vestimentas resplandecentes, a boa saúde, as oferendas de animais de alto valor, quem ostentava isto era digno de “respeito”.

Quem conseguia fazer isso fazia alarde público de sua pureza exterior, pois sua riqueza, saúde e influencia eram consideradas uma benção de Deus.

Dessa forma, os pobres, os enfermos, as viúvas, o povo em sua maioria, eram considerados “impuros”, portanto, distantes e não favorecidos por Deus. A Boa Nova de Jesus é expressa, de modo preciso, no evangelho de hoje: não importa a aparência exterior, não importa ser pobre ou não ostentar um cargo de poder, pois Deus prefere os simples, os humildes e com eles quer construir seu Reino.

Ele não julga pelas aparências exteriores, mas pelo que a pessoa é em si mesma. Este é o verdadeiro valor da vida humana criada, o mais valioso é invisível aos olhos do corpo, mas claro e transparente quando se olha com os olhos do coração, assim a oração e o jejum são atos profundamente pessoais e intimos com Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário