BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de set de 2011

O Sermão do cristão que deseja fazer parte do Reino de Deus



Quarta-feira,  07.9.2011.
Evangelho Lucas 6, 20-26)
Neste domingo, nos é apresentado um evangelho de grande beleza, e mais uma vez Jesus deixa claro que o seu ensinamento, sua doutrina é diferente da doutrina que o mundo nos apresenta. Com as bem-aventuranças Jesus inicia uma nova sociedade onde felizes são os pobres, os que choram, os que passam fome, os odiados e perseguidos. Contrapondo a sociedade injusta, desigual, corrompida, gananciosa, que visa o lucro, que acumula riquezas a custa da exploração daqueles que choram. Com o seu discurso Jesus deseja resgatar a dignidade daquela multidão de gente que estava ao seu redor, e que vinham de toda parte da Judéia e do litoral. Jesus mostra também que o seu Reino pertence aos pobres, e que deve ser anunciado em qualquer tempo ou lugar. Porém, Jesus quer contar com nossa ajuda, ele precisa de você, de mim, da nossa colaboração, para ajudá-lo a construir e anunciar seu Reino, anunciar e construir uma sociedade justa, restaurada, onde exista a igualdade, a fraternidade. Aquele povo, aquela multidão buscava ouvir Jesus, porque ouviam de Jesus palavras que acolhiam, que consolavam, que lhes dava animo, coragem. Enquanto eram desprezados, excluidos, vivendo à margem, Jesus lhe falava ao coração, lhes devolvendo a dignidade, o respeito, a fé e a esperança.
A pobreza da qual Jesus se refere é a pobreza espiritual. Alguém rico pode sim ter espiríto de pobreza, não ser apegado ao bens materiais, à própria riqueza, é ter humildade e esperança na misericórdia de Deus, e nos tornarmos pessoas melhores. Com suas palavras Jesus conforta os aflitos, e deixa os que estão confortáveis na aflição. Jesus não quer que sejamos acomodados, egoístas, nem insensíveis ao sofrimento do próximo, por isso  nos diz:  "Mas ai de vocês, os ricos, porque já têm a sua consolação! Ai de vocês, que agora têm fartura, porque vão passar fome! Ai de vocês que agora riem, porque vão ficar aflitos e irão chorar! Ai de vocês, se todos os elogiam, porque era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas." (Lc 6,24-26).
As Bem-aventuranças revela  o carácter das pessoas que pertencem e que desejam pertencer ao Reino de Deus, e convoca a todos viver na retidão. O arrependimento dos pecados nos levam as lágrimas, o que nos dá alivio. Devemos ser mansos e humildes,  não dando lugar para ira, raiva... Tenhamos sede de justiça; sejamos misericordiosos, que o amor de Deus aqueça nosso coração, para que sejamos bondosos e piedosos com o próximo, e que tenhamos um coração puro e cristalino para vermos a Deus; sejamos pacificadores em nosso dia a dia, na família, com amigos, na comunidade... Sejamos fieis a Deus, mesmo que tenhamos que travessar fortes tempestades; e por amor a Cristo, ofereçamos nossas vidas a Deus.
Um abraço a todos.

Oração:
Ò Deus dos pobres e dos mansos, pelo Cristo, teu Filho, tu nos abres um caminho de vida e felicidade. Torna-nos solidários aos pequenos e sofredores. Abre nossos ouvidos aos seus clamores e torna nossos corações sensíveis às suas necessidades. Amém!
Elian


Nenhum comentário:

Postar um comentário