BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de dez. de 2011

“ EM VERDADE VOS DIGO ”... Olívia Coutinho


 Dia 06 de Dezembro 2011

 

Evangelho Mt 18,12-14

 

Estamos vivendo o tempo do advento! Tempo de preparação para o Santo  Natal, que deve ser marcado pelo desejo de conversão de vida, algo imprescindível para quem deseja fazer do seu coração uma manjedoura para acolher Jesus!

Nesta nossa caminhada rumo ao Natal, vamos a cada dia vivenciando uma experiência nova, fruto de nossas reflexões, intensificadas neste tempo propício para renovarmos nossas esperanças nos bens eternos!   

Sabemos que Deus tinha muitos meios para nos resgatar, mas Ele quis vestir-se da nossa humanidade, nascendo de uma mulher, para viver como um de nós, experimentar as nossas dores e as nossas alegrias!  

Em todos os anos, o Natal é sempre o mesmo, diferente deve ser as nossas atitudes, quando vivemos o verdadeiro sentido do Natal!

 Descobrimos o verdadeiro sentido do Natal, quando entramos no mistério da encarnação, deixando Deus entrar na nossa historia, modificar a nossa vida, nos fazer abandonar o homem velho para viver o homem novo!

Natal é vida, é renovação, é amor que se concretiza, é fé que se reaviva, é perseverança que não deixa morrer, é coragem que impulsiona é a certeza de que há muito a ser feito nas famílias, na sociedade e no mundo, sem jamais esquecermos que Jesus caminha conosco!  Ele é a Luz que nos conduz a esperança que nos impulsiona o alimento que nos dá sustento!

Preparemos para o Natal, reconhecendo Jesus como o único Senhor da nossa vida, deixando-nos orientar pelas suas palavras, como a estrela guia a nos conduzir ao coração do Pai!

Para um entendimento melhor dos ensinamentos de Jesus, é importante situarmos no contexto das situações vividas por Ele, naquele momento presente.

Jesus era itinerante, estava sempre à caminho com os seus discípulos!  Ele não fazia um planejamento do que seria ensinado, seus ensinamentos partiam das situações presenciados  por Ele, enquanto caminhava.

E o que Jesus mais encontrava pelo caminho, eram situações de cortar o seu coração: um povo sofrido, completamente a deriva como ovelhas sem pastor, buscando Nele a  libertação! Os donos do poder, tanto religioso como político que deveriam cuidar da vida, exercia sua autoridade oprimindo o povo. O olhar de Jesus ia além dos limites impostos por eles, pois Jesus enxergava o homem e não o seu pecado.

Vendo tantos excluídos do convívio social e religioso, Jesus conta aos discípulos a parábola da ovelha perdida, que pode nos falar de duas intenções de Jesus: despertar-nos e tranqüilizar-nos!  Despertar-nos para a importância do nosso acolhimento para com aqueles que desviaram do caminho de Deus e que desejam voltar.  E tranqüilizar-nos quando somos nós, esta ovelha perdida, dando-nos a segurança de que podemos voltar, pois seremos acolhidos com grande  alegria  pelo  Pai!

Existem duas virtudes que devemos exercitar mais no nosso dia a dia: a perseverança e a paciência. Geralmente não temos paciência com o outro, com muita facilidade desistimos das pessoas, riscando-as do nosso coração por pequenos deslizes! Ainda não aprendemos a ter um coração misericordioso como o coração de Jesus!

A parábola da ovelha perdida nos ensina que em hipótese alguma, devemos desistir do humano!

Jesus está sempre a nos revelar a predileção do Pai, pelos pequeninos! E quem são os pequeninos  que Jesus se refere? São todos aqueles que o mundo despreza!

 Não esqueçamos nunca: Temos uma missão muito especial no mundo: devolver ao Pai as ovelhas perdidas!

DESEJO A TODOS UM FELIZ E SANTO NATAL! 

Olivia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário