BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de mar. de 2012

Minha boca anunciará vossa justiça.- – Missionários Claretianos




Terça-feira, 3 de abril de 2012
Semana Santa
Santos do Dia:Ágape, Quione e Irene (virgens, mártires de Tessalônica), Atala de Taormina (abade), Burgundófara (virgem, abadessa), Evágrio e Benigno (mártires de Tomi, no Mar Negro), Nicetas de Medikion (abade), Pancrácio de Taormina (bispo, mártir), Ricardo Backedine (bispo de Chichester), Sixto I (papa, mártir), Vulpiano de Tiro (mártir).
Primeira leitura: Isaías 49. 1-6.
Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra (Segundo canto do Servo do Senhor).
Salmo responsorial: 70, 1-6.15.17.
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelho: João 13, 21-33. 36-38.
Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.
Jesus anuncia a traição de Judas e a negação de Pedro. E também poderíamos aludir ao abandono dos discípulos. Estes acontecimentos se dão no contexto de uma ceia pascal, fraternal, comemorativa da libertação de Israel. Mas além da história dos fatos, vamos olhar o significado existencial dos mesmos. A atitude de Judas revela uma atitude de ambição, riqueza e poder.
Alguns estudiosos dizem que Judas queria a tomada do poder e estava convencido de que, entregando Jesus, as massas iniciariam a rebelião, expulsando os romanos e seus cúmplices. Mas nada disso ocorreu, pois as forças ideológicas e repressivas atuaram com maior sagacidade.
A atitude de Pedro revela o entusiasmo inicial do seguidor de Jesus que está disposto a tudo, mas que na hora de afrontar com as duras conseqüências do seguimento, confunde-se e retrocede. Todos, de alguma maneira, sentimo-nos retratados em Judas ou Pedro.
As vezes somos capazes, como Judas, de vender as pessoas para alcançar nossos objetivos particulares; ou como Pedro, retroceder ante as dificuldades quando tínhamos decidido chegar até as últimas conseqüências. A fidelidade e a radicalidade são valores muito custosos no seguimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário