BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de mar. de 2012

O Senhor é minha luz e salvação.– Missionários Claretianos




Segunda-feira, 2 de abril de 2012
Semana Santa
São Francisco de Paula, Eremita (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia:Abúndio de Como (eremita), Apiano de Lícia (mártir), Constantino II da Escócia (rei, mártir), Hebe, a Jovem (monja, virgem, mártir), João Paine (presbítero, mártir), Maria do Egito (eremita), Nicécio de Lião (bispo), Teodósia de Tiro (virgem, mártir), Urbano de Langres (bispo), Vítor de Cápua (bispo).

Primeira leitura: Isaías 42, 1-7.
Ele nao clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas (Primeiro canto do Servo do Senhor).
Salmo responsorial: 26, 1-3.13-14.
O Senhor é minha luz e salvação.
Evangelho: João 12, 1-11.
Deixe-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.
Jesus compartilha uma ceia em Betânia, com seus amigos próximos. Cada um dos três irmãos atende Jesus de um modo particular. Lázaro, como interlocutor, Marta servindo e Maria com o gesto de acolhida comum naquele tempo, lavando e secando os pés como gesto de hospitalidade e acolhida.
Maria, ao utilizar perfume fino e caro, manifesta o imenso amor que sente por Jesus. Contrasta com a atitude de Judas, que não compreende o gesto da mulher e a questiona sob o pretexto de ser solidário com os pobres. Jesus defende o gesto da mulher e da um novo significado: o está preparando para a sepultura; já que, segundo o costume da época, os mortos eram ambalsamados com perfumes.
Três aspectos sobressaem no texto: o amor incondicional a Jesus que implica lhe dar o melhor de si; pretender usar a solidariedade aos pobres para alcançar propósitos egoístas e mesquinhos; e tentar eliminar tudo que favoreça a conversão à Jesus. Nossa solidariedade com os excluídos deve surgir de um autêntico amor compassivo e um forte desejo de justiça, não como simples assistencialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário