20 de dezembro - Terça Feira
Evangelho Lucas 1, 26-38
Reporto-me a bela pregação do Secretario Geral da CNBB D. Leonardo Steiner no Seminário de Aparecidinha - Sorocaba na manhã da Quarta Feira 07 de dezembro, falando aos presbíteros em um encontro de avaliação e planejamento, onde foi aprofundado o tema das DGAE número 94, sendo este evangelho proclamado ele retomou a expressão "Eis aqui a Serva do Senhor", onde os quadros alusivos a este momento sublime, apresentam Maria com os braços abertos na bela atitude de quem acolhe o Verbo e se torna para sempre a Ele submissa.
Vemos a anunciação do Anjo e a encarnação de Jesus como um momento na História da Salvação, parece que aconteceu há dois mil anos atrás, envolvendo a mocinha Maria de Nazaré, quando na verdade ali está a Humanidade, o Povo que alimentava no coração a grande esperança de um Messias Salvador e Libertador, a estes que acreditam, o anúncio e a encarnação é um processo dinâmico, como foi na Vida inteira de Maria, da Manjedoura aos pés da Cruz, em cada um daqueles acontecimentos muitas vezes misteriosos e aparentemente sem significado, Maria guardava n o coração e renovava com coragem e fidelidade o seu SIM.
Portanto, antes de gestar Jesus em seu ventre imaculado, Maria o tinha presente no coração onde todos os dias, na renovação do seu SIM , o Salvador ia nascendo e renascendo.
Do mesmo modo, nós como Igreja presente no mundo, devemos na Fé renovar o nosso SIM a Deus, falado solenemente pelos nossos pais e padrinhos e guardadas as devidas proporções, tanto quanto em MARIA, em nossa Vida de Fé esse processo de encarnação vai acontecendo um pouco todos os dias. Mas e o encontro entre Maria e Isabel, o que diz para nós cristãos do ano 2000 ?
A casa de Isabel são as nossas comunidades onde no encontro e na comunhão de vida com os irmãos e irmãs, experimentamos aquela mesma alegria de Isabel que sente dentro de si a Esperança saltar de alegria. Nesse encontro nas celebrações, a esperança se refaz, a vida se renova e o sonho do Reino de Deus é alimentado pela Palavra e Eucaristia.
E dos nossos limites e fraquezas, dos fracassos e desencontros, como do ventre seco e estéril de Isabel, Deus em seu poder e com a sua graça faz de novo brotar a esperança. Maria superou essas dificuldades quando expôs a sua fragilidade humana "Não conheço homem algum", como isso vai acontecer? ". Na comunidade há muitos obstáculos a serem superados e desafios a serem vencidos, não é proibido questionar, o que não pode é insistirmos em se cumprir a nossa Vontade, deixando a confiança em Deus de lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário