BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de jun. de 2010

A Deus o que é de Deus.

01 de julho de 2010 – terça-feira

Evangelho - Marcos 12, 13-17

No evangelho de hoje, alguns fariseus e partidários de Herodes, para testar Jesus, para confundi-lo, perguntam-lhe a respeito do pagamento de impostos a César. Na realidade estavam curiosos para saber se Jesus era contra ou favor da dominação romana. Jesus sabia qual a verdadeira intenção daquela pergunta, sabia também que aquela admiração com a qual se dirigiram a ele, não era verdadeira. Se Jesus respondesse que era contra os impostos a serem pagos, seria denunciado e condenado pelas autoridades, e se respondesse que era a favor, seria uma decepção para aquele povo sofredor e oprimido. Como alguém anunciar a vida para um povo dominado, pode concordar com o seu opressor? Jesus Sabia de tudo isso.

E a moeda era o símbolo da dominação, e podemos observar que hoje o poder da dominação pela moeda continua existindo. Jesus pede uma moeda e pergunta quem é aquela figura que estava nela estampada, respondem que é César, em resposta e eles Jesus diz: “Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Se aquela moeda é de César que seja então devolvida. E com essa resposta Jesus não se diz contra César, mas deixa claro que não concorda com a opressão que o império exercia sobre o povo, e é Deus que restaurará a vida e a dignidade daquele povo.

Nós cristão temos os nossos deveres de cidadãos, e devemos honrá-los, por isso nós temos também todo o direito de cobrar de nossos governantes, escolas dignas para nossos filhos, hospitais e postos de saúde que atendam nossas necessidades, trabalho e segurança para todos. Se somos cumpridores de nossos deveres e obrigações, temos todo o direito de uma vida digna com justiça. E os nossos Césares, também devem dar a Deus o que é de Deus.

Quando nos aproximarmos de Jesus é importante, que essa aproximação seja para nosso crescimento espiritual, para buscarmos estar em sintonia com Ele, para agradecermos as graças que recebemos dele, agradecermos a vida, e não para cobrarmos ou exigirmos dele soluções imediatas para nossos problemas. Não podemos ser iguais aos fariseus do evangelho de hoje que se aproximaram de Jesus para testá-lo. Sejamos cidadãos corretos e obedientes a Deus.

Um abraço a todos.

Elian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário