BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de mai. de 2010

JESUS CURA UM PARALÍTICO

Palavra de Jesus, Palavra de Vida

Em Cristo, diz Paulo na segunda leitura, todas as promessas têm recebido um “sim”. Algo muito diferente do que ocorre com os homens. A palavra sai da pela boca e esquecemos que as palavras só se fazem autênticas, se enchem de valor e verdade, quando vão acompanhadas dos fatos. E isto é aplicável em todos os âmbitos da relação humana: desde a amizade até o nível mais alto política internacional.

Quantas promessas de fidelidade “para sempre” vão ficando rompidas pelo caminho dos matrimônios de nossos dias! Mas também quantas promessas dos políticos que em ano de eleições se apresentam pontualmente e nos pedem fervorosamente o voto, e depois nos esquecem. O que foi titular um dia se converte com o tempo em puro "nada" perdido na memória.

Há algum tempo atrás li em uma revista que em um país tinham os políticos, por quatro vezes seguidas, em governos e em anos diferentes, inaugurado solenemente o começo das obras de uma estrada. Obras que nunca tinham começado realmente. E ali seguia a estrada não só sem ser construída, mais convertida em prova e verificação do valor da palavra daqueles políticos.

Em Cristo, a palavra faz-se vida

Mas em Cristo a palavra faz-se realidade, vida tangível e palpável. O relato de hoje nos faz pensar em uma característica do mundo judeu dos tempos de Jesus. Pensava-se então que a doença tinha uma relação imediata com o pecado da pessoa. Como causa e efeito. Se a pessoa estava doente era a natural consequência de seu pecado.

Assim é mais fácil entender a forma de atuar de Jesus. Primeiro perdoa os pecados ao paralítico. Mas ante a oposição dos que põem em dúvida sua capacidade para fazê-lo, cura também o paralítico. Sua palavra faz-se vida, têm consequências reais. Não fica em um mero “flatus vocis” (estrondo da política), em um som sem consequências. Jesus perdoa os pecados e, ao fazê-lo, abre um novo futuro para a pessoa. Pode sai da cama e sair andando.

Devemos supor que os escribas que punham em dúvida a capacidade de Jesus para perdoar os pecados estão incluídos no “todos” do final do relato evangélico que “ficaram atônitos e davam glória a Deus”. Sua surpresa consiste em descobrir que a palavra de Jesus é viva e eficaz, que perdoa os pecados e cura a doença, que a pessoa pode voltar a andar por si mesma.

A Palavra de Jesus nos empurra para a vida

Jesus abriu um futuro novo para essa pessoa. O que estava deitado, que era levado e transportado pelos outos, agora é capaz de largar a cama e decidir por si mesmo seu próprio rumo. Realmente Jesus tem realizado algo novo! Em Jesus começa essa nova vida que se anuncia na primeira leitura. Essa nova vida faz-se possível porque Deus apaga nossos crimes e esquece-se de nossos pecados, porque Deus abre caminhos no deserto e rios na terra seca.

Ser positivos, otimistas e pessoas de esperança, fazem parte da bagagem pessoal de todo crente. Nós, os discípulos de Jesus somos gentes do “sim”, afirmamos a vida, levantamos aos caídos e os convidamos a largar suas camas e que saiam andando. Porque cremos em um Deus que nos reconcilia, que cura nossas feridas internas e nos chama a tomar nossos próprios caminhos.

Onde nós, com nossa miopia, não vemos mais que um deserto, Deus abre caminhos para construir a fraternidade, para modelar as relações humanas mais justas e mais fraternas. Mas esse já é trabalho e responsabilidade nossa. É questão de abrir os olhos e os ouvidos e acolher sua Palavra de Vida. E fazer que nossa palavra seja também palavra de vida e esperança para os que nos rodeiam.

Fernando Torres

http://www.ciudadredonda.org/subsecc_ma_d.php?sscd=157&scd=1&id=2893

Nenhum comentário:

Postar um comentário