04 de junho
Evangelho: Marcos 12, 35-37
Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?
Jesus discute com os fariseus porque deram sentido errado ao anunciado na escritura. O Messias que eles esperam é um rei à maneira de Davi, guerreiro, capaz de formar um exército para libertar-se da dominação romana e fazer de Israel uma grande nação. Jesus lhes diz que o Messias não é somente um homem descendente de Davi, recorda-lhes que na escritura Davi se refere ao Messias chamando-lhe de “meu Senhor” (na linguagem do povo judaico, isto equivale a chamar-lhe de meu Deus), desta forma o Messias é muito mais que um homem descendente de um Rei, é Deus mesmo que o habita.
Mas se o povo judaico nem sequer se atrevia a nomear Deus, então isso produz um grande escândalo: se é como Jesus lhes disse, é impossível, não podem aceitar que Ele é o Messias. Isso finalmente será causa para sua condenação à morte.
Para muitos, até hoje é impossível aceitar que Deus não cai do céu, mas que habita o ser humano, com toda a riqueza, toda a limitação e finitude que isso implica. Deus dá à mulher e ao homem uma dimensão superior ao resto da criação, é então um Deus conosco, um Deus em nós.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário