BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de mai. de 2010

Dai a César o que é de César

Evangelho: Marcos 12, 13-17
Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Nesta passagem, os fariseus e os partidários de Herodes confabulam para tentar Jesus e armam-lhe uma cilada. Jesus aproveita a oportunidade para dar uma lição. Ele nos convida a manter a integridade de nossa vida, quer dizer, não manejar um duplo estandarte. “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”, está nos dizendo para nos mantermos sempre fiéis a Deus, respeitando-o sempre, não somente no templo ou em momentos de oração, mas em toda a nossa vida.

As autoridades civis merecem o respeito e cooperação, sempre e quanto isto não signifique transgredir nossa adesão a Deus. Tampouco é lícito que por uma suposta lealdade a Deus esqueçamos nossas responsabilidades cotidianas. Devemos respeitar tanto a Deus como a autoridade, enquanto esta não pretenda tomar o lugar da primeira.

César se considerava a si mesmo como Filho de Deus e exigia de seus súditos a reverência e dedicação que se deve à divindade. Aqui a autoridade toma para si o lugar de Deus. Por isso devemos estar atentos a situações similares que ocorrem em nossos dias. É a constante tensão entre os valores do Reino de Deus e os desvalores das estruturas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário